00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC
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Tipo: Dissertação
Título: Gerenciamento de crises de imagem na universidade federal de alagoas: aplicação de um manual de gerenciamento de crise de imagem
Autor(es): Tenório, Carlos Fernando Monteiro
Primeiro Orientador: Cruz, Nicholas Joseph Tavares da
metadata.dc.contributor.referee1: Abreu, Nélsio Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee2: Siqueira, Paulo Henrique de Lima
Resumo: O gerenciamento de crise de imagem nas organizações é um tema complexo e ainda pouco explorado no Brasil, o que aumenta o desafio para os gestores e atores envolvidos na resolução de situações críticas. Eles devem estar preparados para agir com rapidez e assertividade na tomada de decisões durante o enfrentamento da crise, proporcionando uma solução ágil e reduzindo os impactos na imagem e na reputação da instituição. A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), apesar do seu tamanho e da sua importância social, cultural e econômica para o Estado, ainda não dispõe de normas e nem de Manual de Gestão de Crises de Imagem. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é desenvolver um manual de gerenciamento de crise de imagem, analisar a importância da comunicação nessas situações, identificar os impactos causados às organizações e examinar alguns casos concretos, destacando as ações que foram tomadas. Os procedimentos metodológicos utilizados foram de abordagem qualitativa, baseada em textos, buscando analisar e interpretar aspectos pertinentes ao manual de gerenciamento de crise de imagem. Quanto ao objetivo, caracteriza-se como descritivo, buscando descrever atributos de situações e estabelecer relações entre variáveis. A delimitação da pesquisa está no âmbito da Ufal e de seus equipamentos culturais, com a coleta de dados feita por meio de pesquisa bibliográfica e documental e da observação participante. Os resultados evidenciaram que, diante de casos de crise de imagem ocorridos na Universidade, não há procedimentos, normas ou treinamentos de pessoas para o enfrentamento dessas situações, não havendo a institucionalização do gerenciamento de crises de imagem na instituição. Além disso, salientaram a necessidade de treinar e compor um quadro específico e contínuo de gestores e servidores para gerenciar essas situações.
Abstract: Image crisis management in organizations is a complex and still little explored topic in Brazil, further increasing the challenge for managers and actors involved in resolving a critical situation, who must be prepared to act quickly and assertively in decision-making during the crisis, providing a quick solution to the crisis and reducing its impacts on the institution's image and reputation. The Federal University of Alagoas, despite its size and social, cultural and economic importance for the State of Alagoas, still does not have standards or an Image Crisis Management Manual. In this sense, the objective of this research sought to develop an image crisis management manual, analyze the importance of communication in managing this type of crisis, identify the impacts caused to organizations when in image crisis processes and analyze some concrete cases identifying the actions that were taken. The methodological procedures used were the qualitative approach, based on texts, which seeks to analyze and interpret aspects pertinent to the image crisis management manual, as for the objective, it is characterized as descriptive, seeking to describe attributes of situations and establish relationships between variables. The research was carried out within the scope of the Federal University of Alagoas and its cultural facilities, and data collection was carried out through bibliographic and documentary research and a crisis management training course offered to Ufal employees. The results showed that, in cases of image crises that occurred at Ufal, there are no procedures or standards, nor training for people to deal with image crises at the institution, and there is no institutionalization of image crisis management at the university. The results also highlighted the need to train and compose a specific and continuous framework of managers and employees to manage image crises.
Palavras-chave: Administração
Administração pública
Administração de crises
Imagem organizacional
Comunicação organizaciona
Image crises
Organizational communication
Organizational image
Crisis management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional
Citação: TENÓRIO, Carlos Fernando Monteiro. Gerenciamento de crises de imagem na universidade federal de alagoas: aplicação de um manual de gerenciamento de crise de imagem. 2025. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Administração Pública, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17343
Data do documento: 19-dez-2024
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