Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17326Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor1 | Morais, Augusto Alves de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3148449840509876 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Teixeira, Ziliane Lima de Oliveira | - |
| dc.contributor.referee2 | Marques, Kleber Dessoles | - |
| dc.creator | Silva Filho, Elias Antônio da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-27T15:54:44Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-27 | - |
| dc.date.available | 2025-11-27T15:54:44Z | - |
| dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA FILHO, Elias Antônio da. Benefícios da teoria musical no ensino de bateria: um relato de experiência no projeto “som do céu”. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17326 | - |
| dc.description.abstract | This work consists of addressing the importance of musical notation in drummer training, investigating the relationship between theory and practice. The musical notation presents symbols related to the different parts that make up the set of its apparatuses, rhythms, notes referring to the different parts of the drums transcribed in the score (snare, hi-hat, bass drum, etc.). However, learning the drums is not always linked to this form of formal teaching, but rather the oral form and learning methods and self-teaching. So, this research proposes to analyze, in a qualitative way, based on a bibliographic review, the importance of reading and musical notation for the instrumental practice of the drums. This study was based on observations and experiences with students in drum classes for beginners in the project “Som do Céu” at Evangelical Church Verbo da Vida, Avenida Juca Sampaio, 22 - Barro Duro, Maceió - Al, during the period of June to August 2022. Practical experience has shown that music theory is crucial for the effective development of popular drummer musicians and the improvement of their dynamics and relationship with the instrument, with the positive impacts and contribution of musical notation being notorious for progression and significant improvement of students at the initial level. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Curso de Música - Licenciatura | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Teoria musical | pt_BR |
| dc.subject | Bateria | pt_BR |
| dc.subject | Percussão | pt_BR |
| dc.subject | Musical notation | pt_BR |
| dc.subject | Drums and learning | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
| dc.title | Benefícios da teoria musical no ensino de bateria: um relato de experiência no projeto “som do céu” | pt_BR |
| dc.title.alternative | Benefits of music theory in drum teaching: an experience report from the "Sound of Heaven" project | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho consiste em abordar a importância da notação musical na formação do baterista, investigar as relações entre teoria e prática. A notação musical apresenta símbolos relacionados às diversas partes que integram o conjunto dos seus aparatos, ritmos, notas referentes às diversas partes da bateria transcritas na partitura (caixa, chimbal, bumbo, etc.). Entretanto, nem sempre a aprendizagem da bateria está vinculada a este modo de ensino formal, mas sim a forma oral e aos métodos de aprendizagem e ao autodidatismo. De modo que, a presente pesquisa se propõe a analisar, em um caráter qualitativo, baseando-se em revisão bibliográfica, a importância da leitura e notação musical para a prática instrumental da bateria. Este estudo foi baseado nas observações e vivência com os alunos nas aulas de bateria para iniciantes no projeto “Som do Céu” na Igreja Evangélica Verbo da Vida, Avenida Juca Sampaio, 22 - Barro Duro, Maceió - Al, durante o período de junho a agosto de 2022. A experiência prática discorreu que a teoria musical é determinante para o desenvolvimento efetivo dos músicos bateristas populares e melhoria da sua dinâmica e relação com o instrumento, sendo notório os impactos positivos e contribuição da notação musical para a progressão e melhoria significativa dos alunos, no nível inicial. | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MÚSICA - ICHCA | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Benefícios da teoria musical no ensino de bateria_um relato de experiência no projeto “som do céu”.pdf | Benefícios da teoria musical no ensino de bateria: um relato de experiência no projeto “som do céu” | 477.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.