00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17291
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cantalice, Juliana Donato de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2951056442406718pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Layane Nascimento de-
dc.contributor.referee2Mazzini Júnior, Edu Grieco-
dc.creatorMota, Camyla Isabele Santos-
dc.date.accessioned2025-11-24T16:21:07Z-
dc.date.available2024-11-24-
dc.date.available2025-11-24T16:21:07Z-
dc.date.issued2024-04-04-
dc.identifier.citationMOTA, Camyla Isabele Santos. Design de produto na intervenção terapêutica: desenvolvimento de requisitos e parâmetros para brinquedo sensorial para crianças com paralisia cerebral. 2025. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17291-
dc.description.abstractSince the earliest years of life, topics related to autonomy, the power of choice in daily life, and influence in the social environment are intrinsic parts of a child's comprehensive development. However, children with physical disabilities are often not favored by targeted studies aimed at improving their deprivation of social and sensory experiences, beyond their physical challenges. Children with physical disabilities such as cerebral palsy, upon diagnosis, typically undergo a series of cognitive and motor therapies supervised by occupational therapy and physiotherapy professionals. This often leads to a distance between the family and the overall responsibility for the socialization and interaction with the child, as these activities are already conducted in therapy. Therefore, this research aims to propose a dialogue between product design and occupational therapy in the therapeutic intervention of children with cerebral palsy through on-site exploratory research, bibliographic study, application of questionnaires, and interviews conducted with occupational therapists, ultimately followed by an analysis of the data collected during the research process. The results of these analyses led to the identification of requirements and parameters necessary for the development of a proposal for intervention in the "play" activity, with the aim of promoting a playful and sensory experience for the child, as well as providing socialization, fundamental aspects for cognitive and motor development. In addressing the deprivation of social and sensory experiences of children with cerebral palsy, it was suggested that the product could be used in therapy and beyond, involving the family and other social circles of the child. Thus, it was concluded that product design, as an interdisciplinary area, is of paramount importance in interventions in the daily lives of less privileged populations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Design - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesign de produtospt_BR
dc.subjectTerapia ocupacionalpt_BR
dc.subjectParalisia cerebralpt_BR
dc.subjectBrinquedos terapêuticospt_BR
dc.subjectProduct designpt_BR
dc.subjectOccupational therapypt_BR
dc.subjectCerebral palsypt_BR
dc.subjectTherapeutic toypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::DESENHO DE PROJETOSpt_BR
dc.titleDesign de produto na intervenção terapêutica: desenvolvimento de requisitos e parâmetros para brinquedo sensorial para crianças com paralisia cerebralpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoDesde os primeiros anos de vida, tópicos relacionados à autonomia, poder de escolha na vida diária e influência no meio social são partes intrínsecas do desenvolvimento integral da criança, entretanto, crianças com deficiências físicas muitas vezes não são favorecidas por estudos direcionados que visem melhorar sua privação de experiências sociais e sensoriais, para além de sua dificuldade nos aspectos físicos. Crianças com deficiência física como paralisia cerebral, após o diagnóstico, normalmente são submetidas à uma série de terapias cognitivas e motoras com o acompanhamento de profissionais da terapia ocupacional e fisioterapia, o que acarreta num distanciamento da família sobre a responsabilidade global de socialização e interação com a criança, visto que essas são atividades já realizadas em terapia. Por isso, esta pesquisa tem como finalidade propor diálogo entre o design de produto e a terapia ocupacional, na intervenção terapêutica de crianças com paralisia cerebral através de pesquisas exploratórias in loco, estudo bibliográfico, aplicação de questionários e entrevistas realizadas com terapeutas ocupacionais, por fim uma análise dos dados colhidos durante o processo de pesquisa. O resultado dessas análises levou a requisitos e parâmetros necessários para o desenvolvimento de uma proposta de intervenção na atividade “brincar”, com o objetivo de promover uma experiência lúdica e sensorial para a criança, além de proporcionar socialização, aspectos fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e motor. No processo de solucionar a privação de experiências sociais e sensoriais das crianças com paralisia cerebral, foi indicado que o produto pudesse ser usado em terapia e fora dela, com a família e em outros círculos sociais da criança. Assim, concluiu-se que o design de produto, como área interdisciplinar, é de suma importância em intervenções na vida diária de públicos menos favorecidos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Design de produto na intervenção terapêutica_desenvolvimento de requisitos e parâmetros para brinquedo sensorial para crianças com paralisia cerebral.pdfDesign de produto na intervenção terapêutica: desenvolvimento de requisitos e parâmetros para brinquedo sensorial para crianças com paralisia cerebral2.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.