00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17286
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferraz, Eraldo de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3129064769842986pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Fernanda Lins de-
dc.contributor.referee2Santos, Roselito de Oliveira-
dc.creatorSantos, Daniele da Silva Martins dos-
dc.creatorLins, Rita de Cássia Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5131337184745255pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8658764794972826pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-23T02:30:05Z-
dc.date.available2025-11-21-
dc.date.available2025-11-23T02:30:05Z-
dc.date.issued2025-01-09-
dc.identifier.citationSANTOS, Daniele da Silva Martins dos; LINS, Rita de Cássia Santos. 2025. 16 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia a Distância) - Centro de Educação, Universidade Aberta do Brasil, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17286-
dc.description.abstractThe act of playing can be conducted independently of time, space, or objects, allowing the child to create, recreate, invent, and use their imagination, making the school environment attractive. Thus, based on the problem raised: what is the importance of play in early childhood education? The hypothesis was that teachers use play in the classroom to promote the development of their students. The general objective of this study is to reflect on the importance of games and play, from a playful perspective, in the teachinglearning process of early childhood education students. To this end, the specific objectives were: to describe the importance of games and play from a playful perspective for early childhood education; to identify the benefits of playful activities in early childhood education; and to identify the teacher's role in relation to games and play in early childhood education. To achieve these objectives, qualitative research was conducted using a bibliographical approach to gatherinformation from authors who have already addressed the topic. Studies have shown that play is part of every child's childhood, as it guarantees fun, joy, and learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia Ensino a Distância - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectGames and playpt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectChildhood educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAs brincadeiras nas escolas da educação infantil: a importância das atividades lúdicaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO ato de brincar pode ser conduzido independentemente de tempo, espaço, ou de objetos proporcionando que a criança crie, recrie, invente e use sua imaginação, tornando o espaço escolar atrativo. Assim, a partir da problemática levantada que foi: qual a importância das brincadeiras na educação infantil? A hipótese levantada foi que os professores utilizam as brincadeiras nas aulas visando o desenvolvimento dos seus alunos. O objetivo geral deste estudo é refletir sobre a importância dos jogos e das brincadeiras, numa perspectiva lúdica, no processo de ensino-aprendizagem do aluno da educação infantil. Para tanto, os objetivos específicos foram: descrever a importância dos jogos e brincadeiras numa perspectiva lúdica, para a educação infantil; identificar os benefícios das atividades lúdicas na educação infantil e identificar o papel do professor em relação aos jogos e brincadeiras na educação infantil. Para atingir esses objetivos foi realizada a pesquisa qualitativa com a abordagem da pesquisa bibliográfica a fim de colher informações de autores que já abordaram o tema. Os estudos demonstraram que as brincadeiras fazem parte da infância de toda criança, pois garantem divertimento, alegria e aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As brincadeiras nas escolas da educacao infantil - a importancia das atividades ludicas.pdf403.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.