Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17286Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor1 | Ferraz, Eraldo de Souza | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3129064769842986 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Lima, Fernanda Lins de | - |
| dc.contributor.referee2 | Santos, Roselito de Oliveira | - |
| dc.creator | Santos, Daniele da Silva Martins dos | - |
| dc.creator | Lins, Rita de Cássia Santos | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5131337184745255 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8658764794972826 | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-23T02:30:05Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-21 | - |
| dc.date.available | 2025-11-23T02:30:05Z | - |
| dc.date.issued | 2025-01-09 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Daniele da Silva Martins dos; LINS, Rita de Cássia Santos. 2025. 16 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia a Distância) - Centro de Educação, Universidade Aberta do Brasil, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17286 | - |
| dc.description.abstract | The act of playing can be conducted independently of time, space, or objects, allowing the child to create, recreate, invent, and use their imagination, making the school environment attractive. Thus, based on the problem raised: what is the importance of play in early childhood education? The hypothesis was that teachers use play in the classroom to promote the development of their students. The general objective of this study is to reflect on the importance of games and play, from a playful perspective, in the teachinglearning process of early childhood education students. To this end, the specific objectives were: to describe the importance of games and play from a playful perspective for early childhood education; to identify the benefits of playful activities in early childhood education; and to identify the teacher's role in relation to games and play in early childhood education. To achieve these objectives, qualitative research was conducted using a bibliographical approach to gatherinformation from authors who have already addressed the topic. Studies have shown that play is part of every child's childhood, as it guarantees fun, joy, and learning. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Curso de Pedagogia Ensino a Distância - Licenciatura | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Jogos e brincadeiras | pt_BR |
| dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Games and play | pt_BR |
| dc.subject | Playfulness | pt_BR |
| dc.subject | Childhood education | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| dc.title | As brincadeiras nas escolas da educação infantil: a importância das atividades lúdicas | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.description.resumo | O ato de brincar pode ser conduzido independentemente de tempo, espaço, ou de objetos proporcionando que a criança crie, recrie, invente e use sua imaginação, tornando o espaço escolar atrativo. Assim, a partir da problemática levantada que foi: qual a importância das brincadeiras na educação infantil? A hipótese levantada foi que os professores utilizam as brincadeiras nas aulas visando o desenvolvimento dos seus alunos. O objetivo geral deste estudo é refletir sobre a importância dos jogos e das brincadeiras, numa perspectiva lúdica, no processo de ensino-aprendizagem do aluno da educação infantil. Para tanto, os objetivos específicos foram: descrever a importância dos jogos e brincadeiras numa perspectiva lúdica, para a educação infantil; identificar os benefícios das atividades lúdicas na educação infantil e identificar o papel do professor em relação aos jogos e brincadeiras na educação infantil. Para atingir esses objetivos foi realizada a pesquisa qualitativa com a abordagem da pesquisa bibliográfica a fim de colher informações de autores que já abordaram o tema. Os estudos demonstraram que as brincadeiras fazem parte da infância de toda criança, pois garantem divertimento, alegria e aprendizagem. | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| As brincadeiras nas escolas da educacao infantil - a importancia das atividades ludicas.pdf | 403.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.