00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Tese
Título: Educação, privação e invisibilidades: uma análise educativo-filosófica a partir dos egressos do sistema socioeducativo alagoano
Autor(es): Silva, Vitor Gomes da
Primeiro Orientador: Menezes, Anderson de Alencar
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Maria Dolores Fortes
metadata.dc.contributor.referee3: Rodrigues, Luíz Alberto Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee4: Nascimento, Ermano Rodrigues do
Resumo: A escolha do objeto do estudo tem como proposta uma reflexão a partir da invisibilidade dos jovens e adolescentes que passaram parte de suas vidas nas unidades de Reeducação‖, mais conhecidas como unidades socioeducativas‖ e que de maneira contumaz continuam sem serem reconhecidos ante a sociedade no que diz respeito especialmente a reconhecê-los como sujeitos de direito. O objetivo central da tese é compreender e problematizar como o Estado Democrático de Direito deve constitucionalmente garantir Direitos Humanos basilares como o respeito, o reconhecimento, a dignidade e a autonomia de jovens e adultos privados de liberdade consoante entendimento de Habermas e Honneth. A Metodologia empregada foi a partir de uma Pesquisa Qualitativa de caráter Bibliográfico e Documental, em que se procurou mapear o campo de investigação e os recortes necessários do Sistema Socioeducativo Alagoano para a exequibilidade da presente pesquisa. Em que pese a manutenção da esperança dessa quebra da violência, em todos os ciclos sociais em que vivem e em especial na família, não se oferece nenhuma possibilidade plausível e factível para mudança do quadro social em que essa população se encontra. Contudo, a idade é um dos pontos que faz desses adolescentes egressos, ficarem esquecidos mais uma vez, ao saírem para a liberdade. As 18 anos, tem as suas fichas‖ limpas pelo Estado, mas como se possível fosse simplesmente apagar todos os danos morais, sociais e psicológicos sofridos pelos mesmos, apenas com um novo documento. A falta da responsabilidade estatal pela formação dos agora adultos livres carece de políticas públicas de preparação a formação educacional regular e profissional que viabilize dentre outras ações, o fomento ao acesso à Universidade e ao mercado de trabalho. Tal realidade sociocultural brasileira deve ser refletida por toda a sociedade, em especial pela família e o Estado, evitando-se ciclo vicioso de violência, que leva o outrora jovem e o adulto egressos e de ficha limpa‖, para o abismo marginal do sistema penitenciário, que agora recepciona o antes jovem infrator que agora se tornou o jovem marginal, e superlota as unidades prisionais que são porta de entrada‖ como sub judice, que levam alguns anos pra serem sentenciados, e que mesmo com a sua possível absolvição judicial, teve mais alguns anos de sua vida retirados, onde novamente encontram faculdades‖ do crime, que apresentam uma realidade ainda mais dura e cruel que o sistema socioeducativo, criando um sistema de retroalimentação do sistema de invisibilidade social, só modificando o cenário a lei e o cárcere, mas a falta de perspectiva moral e social são as mesmas, só que desta vez não se apaga as histórias com uma nova idade ou um novo documento como antes, apenas novas oportunidades e outras escolhas são capazes de reintegrar esse agora ex presidiário a sociedade hodierna.
Abstract: The choice of the object of the study proposes a reflection based on the invisibility of young people and adolescents who have spent part of their lives in "Re-education" units, better known as "socio-educational units" and who continue to be recognized by society especially with regard to recognizing them as subjects of law. In spite of the maintenance of the hope of this break in violence, in all the social cycles in which they live and especially in the family, there is no plausible and feasible possibility for changing the social framework in which this population finds itself. However, they will be forgotten once again as they leave for "freedom." At the age of 18, he has his "chips" l clean up by the State, but as if it were possible to simply erase all the moral, social and psychological damage suffered by them, just with a new document. The lack of state responsibility for the education of now free adults lacks public policies to prepare for regular and professional educational training that enables, among other actions, the promotion of access to the University and the labor market with the objective of guaranteeing basic human rights such as respect recognition, dignity and autonomy according to Habermas and Honneth's understanding. This Brazilian socio-cultural reality must be reflected by the whole society, especially by the family and the State, avoiding a vicious cycle of violence, which leads the once young and adult ex-offender with a "clean record", to the marginal abyss of the penitentiary system, which now welcomes the once young offender who has now become the young "marginal" one. and overcrowds the prison units that are who are "gateways" as subjudices, who take a few years to be sentenced, and who even with their possible judicial acquittal, had a few more years of their life "taken away", where they again find "faculties" of crime, which present an even harsher and cruel reality than the socio-educational system, creating a system of feedback from the system of social invisibility, Only by changing the scenario are the law and the prison, but the lack of moral and social perspective are They are the same, only this time the stories are not erased with a new age or a new document as before, only new opportunities and other choices are capable of reintegrating this now ex-convict into today's society.
Palavras-chave: Invisibilidade
Sofrimento
Sistema socioeducativo
Sistema penitenciário
Direito
Invisibility
Suffering
Socio-educational system
Penitentiary system
Law
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Vitor Gomes da. Educação, privação e invisibilidades : uma análise educativo-filosófica a partir dos egressos do Sistema Socioeducativo Alagoano. 2025. 132 f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17273
Data do documento: 8-ago-2025
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