00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAU
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Tipo: Dissertação
Título: Interações entre o comportamento infantil e o ambiente construído, observações da abordagem Pikler na primeira infância
Autor(es): Silva, Marcella Duque da
Primeiro Orientador: Sarmento, Thaísa Francis César Sampaio
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcante, Morgana Maria Pitta Duarte
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, Ricardo Victor Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee3: Ferreira, Claudio Lima
Resumo: A pesquisa tem como objetivo principal compreender a relação entre o ambiente construído e o desenvolvimento motor da criança na fase da primeira infância, analisando a observação comportamental infantil na instituição educacional Vila Materna, inspirada na abordagem Pikler. Estuda-se as necessidades da criança na primeira infância e a importância de o ambiente construído estar adequado à escala antropométrica, oferecendo funcionalidade no uso autônomo do ambiente. Isso possibilita, por meio da organização e do mobiliário, à criança experiências de motricidade livre que contribuem para seu desenvolvimento. A ergonomia do ambiente construído estuda as relações entre o usuário e o ambiente na realização de atividades cotidianas, com base na adequação do ambiente às necessidades e desejos humanos. Esse tema proporciona meios para propor uma análise que forneça um ambiente acessível ao usuário da primeira infância. Trata-se de uma pesquisa interdisciplinar, que utiliza estratégias da neurociência para compreender as necessidades da criança na primeira infância e como a qualidade do ambiente impacta no comportamento do usuário. O ambiente educacional precisa comunicar os princípios da abordagem que orientam as práticas pedagógicas aplicadas no direcionamento da aprendizagem e do desenvolvimento, oferecendo ao seu usuário um ambiente que propicie essas práticas. Foi escolhida uma instituição que se inspira na abordagem Pikler, destinada a crianças de zero a três anos, para a aplicação de técnicas de observação. A dissertação possui um desenho metodológico qualitativo. A coleta de dados será realizada em quatro etapas. A primeira etapa consistiu em uma revisão sistemática da literatura sobre a relação entre neurociência e ambiente construído, direcionada à primeira infância e ao desenvolvimento motor. A segunda etapa contextualizou as buscas do referencial teórico de autores que discutem sobre o tema da abordagem Pikler, a proposta de mobiliário e a organização do ambiente voltada para a motricidade livre na primeira infância, abordando também o tema da ergonomia do ambiente construído centrado no usuário infantil. A importância do contato da criança com um ambiente que lhe proporcione experiências autônomas em um local seguro para sua mobilidade livre e que esteja de acordo com sua escala antropométrica também foi analisada. A terceira fase consistiu em uma visita exploratória à instituição educacional Vila Materna, localizada em Maceió/AL, com a aprovação do Comitê de Ética, para realizar a observação do comportamento motor das crianças nos ambientes internos da instituição. Foram analisadas as interações delas com os elementos que compõem a organização do ambiente, além de registros fotográficos e em vídeo, para elaborar o mapeamento do ambiente construído e o mapa comportamental do usuário. Na quarta etapa, foi aplicada a Escala de Avaliação de Ambientes de Educação Infantil – ITERES-3, esse método de observação no ambiente da pré-escola serve para analisar a qualidade do espaço. Ao investigar a interação das crianças com os espaços e materiais organizados de forma a estimular a motricidade livre, a pesquisa buscou contribuir para a criação de ambientes educacionais que respeitem as necessidades específicas dessa faixa etária, favorecendo a autonomia e o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional. Os resultados da pesquisa fornecem subsídios valiosos para arquitetos, designers e educadores na construção de espaços que não apenas atendam às necessidades funcionais e estéticas, mas que também sejam verdadeiros facilitadores do desenvolvimento infantil. Com isso, pretende-se incentivar a criação de ambientes que, além de seguros, ofereçam condições para que as crianças possam viver suas experiências de forma plena, com liberdade, segurança e o estímulo contínuo à exploração e à criatividade.
Abstract: The main objective of the research is to understand the relationship between the built environment and the motor development of children in early childhood, analyzing behavioral observation at the Vila Materna educational institution, inspired by the Pikler approach. The study focuses on the needs of children in early childhood and the importance of the built environment being suitable to the anthropometric scale, offering functionality for the autonomous use of the space. This allows, through the organization and furniture, the child to experience free motor activity that contributes to their development. The ergonomics of the built environment studies the relationship between the user and the environment in the execution of daily activities, based on the adequacy of the environment to human needs and desires. This topic provides a framework for analyzing and creating an environment that is accessible to early childhood users. This is an interdisciplinary study that uses neuroscience strategies to understand the needs of children in early childhood and how the quality of the environment impacts the user’s behavior. The educational environment needs to communicate the principles of the approach that guide the pedagogical practices applied to direct learning and development, offering its users an environment that supports these practices. A school that is inspired by the Pikler approach, designed for children from zero to three years old, was chosen to apply observation techniques. The dissertation follows a qualitative methodological design. Data collection will be conducted in four stages. The first stage involved a systematic literature review on the relationship between neuroscience and the built environment, focused on early childhood and motor development. The second stage contextualized the theoretical framework by authors discussing the Pikler approach, the proposal for furniture, and the organization of the environment aimed at promoting free motor activity in early childhood, also addressing the ergonomics of the built environment centered on the child user. The importance of the child’s interaction with an environment that provides autonomous experiences in a safe space for free mobility, in accordance with their anthropometric scale, was also analyzed. The third stage consisted of an exploratory visit to the Vila Materna educational institution, located in Maceió/AL, with approval from the Ethics Committee, to observe the motor behavior of the children in the institution’s indoor environments. The interactions of the children with the elements that compose the organization of the environment were analyzed, in addition to photographic and video records, in order to create a mapping of the built environment and a behavioral map of the users. In the fourth stage, the Childcare Environment Evaluation Scale – ITERES-3 was applied. This observational method in preschool environments serves to analyze the quality of the space. By investigating the children’s interaction with spaces and materials organized to stimulate free motor activity, the research aimed to contribute to the creation of educational environments that respect the specific needs of this age group, promoting autonomy and physical, cognitive, and emotional development. The research results provide valuable insights for architects, designers, and educators in creating spaces that not only meet functional and aesthetic needs but also act as true facilitators of child development. The goal is to encourage the creation of environments that, in addition to being safe, provide conditions for children to fully experience their environments with freedom, security, and continuous stimulation of exploration and creativity.
Palavras-chave: Espaço do desenvolvimento – Primeira infância
Abordagem Pikler
Ergonomia infantil
Desenvolvimento motor
Neurociência
Pikler Approach
Children's ergonomics
Motor development
Neuroscience
Early childhood
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Citação: SILVA, Marcella Duque da. Interações entre o comportamento infantil e o ambiente construído, observações da abordagem Pikler na primeira infância. 2025. 143 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17268
Data do documento: 4-out-2024
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