00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17256
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino de botânica: uma análise das estratégias de ensino relacionadas às tecnologias digitais de informação e comunicação (TICs) em resumos de encontros e congressos (2018-2022)
Autor(es): Silva, Fabiana Tagiane Santos da
Primeiro Orientador: Justino, Gilberto Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Rosa, Giana Raquel
metadata.dc.contributor.referee2: Mota, Maria Danielle Araújo
Resumo: A Botânica é uma das áreas de conhecimento da Biologia, sendo mencionada como uma temática monótona e desinteressante, tanto para alunos como professores. Nesse contexto, com a intenção de contribuir com o ensino de botânica, essa pesquisa teve como objetivo geral analisar as estratégias didáticas que utilizam as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de Botânica, a partir do levantamento bibliográfico dos resumos publicados entre 2018 a 2022 pelo CNBot, Conedu, Conapesc, Enpec, Enebio e Erebio. Foram identificados 565 trabalhos. Após a leitura dos títulos, resumos e artigos e uma segunda análise, separando as estratégias de ensino que aplicam as TDICs, dos que mencionam apenas como recurso multimídia ou de maneira implícita, o número de trabalhos foi reduzido para 87. Assim, 42 trabalhos foram associados a à produção de recursos didáticos digitais e 45 relacionados às estratégias de ensino que fazem uso das TDICs. Para a análise dos dados, utilizou-se a abordagem quantitativa. O Congresso Nacional de Botânica e o Congresso Nacional em Educação foram os eventos mais expressivos quanto à temática do ensino de Botânica. Em relação aos conteúdos botânicos, foi observado que a Botânica Estrutural e a Sistemática Vegetal são temáticas recorrentes no ensino de Botânica, estando associadas a identificação de espécies e a nomenclatura botânica. Observou-se que a contextualização dos saberes botânicos estava relacionada às temáticas das plantas na medicina e na alimentação. Em se tratando de como as TDICs estão presentes nas estratégias de ensino, os resultados demonstram que a utilização aumentou em 2021 em comparação com os anos anteriores. As TDICs foram utilizadas de diversas formas, especialmente na perspectiva da metodologia ativa, em que os estudantes são estimulados a construir e protagonizar sua aprendizagem. Elas foram inseridas nas sequências didáticas em diferentes atividades, em aulas práticas no ensino remoto, na elaboração de materiais didáticos pelos próprios estudantes, ou para auxiliar estudantes e professores, em oficinas e cursos, como ferramentas digitais e recursos audiovisuais nas aulas. Por fim, essa pesquisa possibilitou compreender o cenário em que o ensino de Botânica está atrelado às tecnologias, além de contribuir com o repertório de práticas de ensino dos professores de Ciências e Biologia.
Abstract: The teaching of Botany is one of the areas of knowledge in Biology often described as a monotonous and uninteresting subject for both students and teachers. In this context, with the aim of contributing to increased interest in learning Botany, this research seeks to analyze didactic strategies that use Digital Information and Communication Technologies (DICTs) in Botany teaching. The analysis is based on a bibliographic survey of abstracts and articles published between 2018 and 2022 by CNBot, Conedu, Conapesc, Enpec, Enebio, and Erebio. A total of 565 papers were identified. After reviewing the titles, abstracts, and articles, and conducting a second analysis to distinguish strategies explicitly applying DICTs from those that merely mention them as multimedia resources or implicitly, the selection was reduced to 87 papers. Of these, 42 were associated with the production of digital teaching resources, and 45 were related to teaching strategies employing DICTs. A quantitative approach was used to analyze the data. The results show that the National Botanical Congress and the National Congress on Education were the most significant events concerning Botany teaching. Regarding botanical content, Structural Botany and Plant Systematics emerged as recurrent themes, often associated with species identification and botanical nomenclature. It was also observed that the contextualization of botanical knowledge was linked to themes such as plants in medicine and food. In terms of the presence of DICTs in teaching strategies, the results indicate that their use increased in 2021 compared to previous years. DICTs were used in various ways, especially within the framework of active methodology, where students are encouraged to construct and take the lead in their learning. These technologies were integrated into didactic sequences for different activities, practical classes in remote teaching, the creation of teaching materials by the students themselves, and as tools to assist both students and teachers. They were also used in workshops, courses, and as digital and audiovisual resources in lessons. Finally, this research provided insights into how Botany teaching is intertwined with technologies and contributed to expanding the repertoire of teaching practices for Science and Biology teachers.
Palavras-chave: Botânica - Estudo e ensino
Estratégias de ensino
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC
Teaching Botany
Teaching Strategies
Technologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura
Citação: SILVA, Fabiana Tagiane Santos da. Ensino de botânica: uma análise das estratégias de ensino relacionadas às tecnologias digitais de informação e comunicação (TICs) em resumos de encontros e congressos (2018-2022). 2025. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17256
Data do documento: 7-nov-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de botânica_uma análise das estratégias de ensino relacionadas às tecnologias digitais de informação e comunicação (TICs) em resumos de encontros e congressos (2018-2022).pdfEnsino de botânica: uma análise das estratégias de ensino relacionadas às tecnologias digitais de informação e comunicação (TICs) em resumos de encontros e congressos (2018-2022)810.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.