Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17241| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | O protagonismo estudantil por meio do projeto literarte da Escola Estadual Dr. Sidrônio Augusto de Santa Maria, na cidade de Santa Luzia do Norte - AL |
| Autor(es): | Silva Neto, Moisés Francisco da |
| Primeiro Orientador: | Gianini, Marcelo |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Almeida, Anderson Diego da Silva |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Darlene Gomes da |
| Resumo: | Relato de experiências no Projeto LiterArte, desenvolvido na Escola Estadual Dr. Sidrônio Augusto de Santa Maria, na cidade de Santa Luzia do Norte, no estado de Alagoas, em diálogo com reflexões advindas da obra do educador Antônio Carlos Gomes da Costa sobre protagonismo juvenil. Este estudo busca promover uma abordagem inovadora que transcenda os limites tradicionais das disciplinas isoladas e favoreça uma educação mais integrada a partir da linguagem teatral. Com o objetivo de despertar no aluno o prazer pela leitura através da construção de encenações teatrais de obras literárias, esta perspectiva interdisciplinar permite que os estudantes façam conexões entre diferentes domínios do saber, compreendendo melhor as complexidades do mundo contemporâneo. No contexto do projeto LiterArte, estas iniciativas procuram não só ensinar conteúdos, mas também desenvolver habilidades como o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de trabalhar em equipe. Através destas reflexões e experiências práticas, espera-se contribuir para a construção de uma educação que seja mais inclusiva, dinâmica e alinhada com as necessidades e expectativas da sociedade atual. |
| Abstract: | Report on experiences in the LiterArte Project, developed at the Dr. Sidrônio Augusto de Santa Maria State School, in the city of Santa Luzia do Norte, in the state of Alagoas, in dialogue with reflections arising from the work of educator Antônio Carlos Gomes da Costa on youth protagonism. This study seeks to promote an innovative approach that transcends the traditional limits of isolated disciplines and favors a more integrated education based on the language of theater. With the objective of awakening in students the pleasure of reading through the construction of theatrical performances of literary works, this interdisciplinary perspective allows students to make connections between different domains of knowledge, better understanding the complexities of the contemporary world. In the context of the LiterArte project, these initiatives seek not only to teach content, but also to develop skills such as critical thinking, creativity and the ability to work in a team. Through these reflections and practical experiences, it is hoped to contribute to the construction of an education that is more inclusive, dynamic and aligned with the needs and expectations of today's society. |
| Palavras-chave: | Teatro Arte teatral Representações teatrais Projeto LiterArte Protagonismo Juvenil Pedagogia das Artes Cênicas Teatro na Escola Iniciação Teatral LiterArte Project Youth Protagonism Pedagogy of Performing Arts Theater at School Theater Initiation |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
| Sigla da Instituição: | UFAL |
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Teatro - Licenciatura |
| Citação: | SILVA NETO, Moisés Francisco da. O protagonismo estudantil por meio do projeto literarte da Escola Estadual Dr. Sidrônio Augusto de Santa Maria, na cidade de Santa Luzia do Norte - AL. 2025. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Teatro, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17241 |
| Data do documento: | 27-nov-2024 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| O protagonismo estudantil por meio do projeto literarte da Escola Estadual Dr. Sidronio Augusto de Santa Maria, na cidade de Santa Luzia do Norte - AL.pdf | O protagonismo estudantil por meio do projeto literarte da Escola Estadual Dr. Sidrônio Augusto de Santa Maria, na cidade de Santa Luzia do Norte - AL | 1.51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.