Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17223| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Narrativas reflexivas de professores da educação básica: (re)visitando a prática docente com TDIC pelo viés da atualização |
| Título(s) alternativo(s): | Reflective narratives of basic education teachers: (re)visiting teaching practice with ICTs through the lens of updating |
| Autor(es): | Frazão, Rosely Maria Morais de Lima |
| Primeiro Orientador: | Viana, Maria Aparecida Pereira |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Mercado, Luís Paulo Leopoldo |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Vidal, Odaléa Feitosa |
| Resumo: | O presente estudo discute acerca da formação continuada para o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na prática docente desenvolvida na educação básica. Sua relevância está pautada na possibilidade da melhoria das estratégias pedagógicas com apoio das TDIC face às mudanças da/na escola, tendo por base a seguinte questão: a partir da percepção das mudanças da/na escola, as narrativas reflexivas da experiência formativa contribuem para o uso das TDIC na prática docente? Objetiva analisar como as narrativas reflexivas produzidas por professores, a partir de uma experiência formativa continuada, evidenciam contribuições para o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na prática docente, em diálogo com as transformações da/na escola. A opção metodológica escolhida situa-se na abordagem qualitativa, desenvolvida a partir da metodologia das narrativas reflexivas, tendo como principal instrumento de coleta a produção de memoriais narrativos reflexivos construídos, de modo individual, por 27 professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de três escolas da Rede Pública de Educação de Maceió/AL, a partir de propostas reflexivas do Curso de Atualização online Estratégias Pedagógicas Mediadas pelas Tecnologias Digitais, ofertado em razão da pesquisa, além do questionário e da observação participante. Os resultados indicam que as narrativas reflexivas apresentam potencial para contribuir com o uso das TDIC a partir do favorecimento da percepção sobre a importância das TDIC na prática docente, mesmo diante de dificuldades enfrentadas por parte dos participantes. |
| Abstract: | The present study discusses continuing education for the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in teaching practices developed within basic education. Its relevance lies in the potential to improve pedagogical strategies supported by DICT in response to the changes occurring in and around schools. It is based on the following research question: From the perception of changes in and around the school, do the reflective narratives arising from formative experiences contribute to the use of DICT in teaching practice? The study aims to analyze how reflective narratives produced by teachers, based on a continuing formative experience, reveal contributions to the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in teaching practice, in dialogue with the transformations occurring in and around schools. The chosen methodological approach is qualitative, developed through the methodology of reflective narratives, having as its main data collection instrument the production of individual reflective narrative memorials by 27 teachers working in the early years of elementary education in three public schools in the Maceió/AL education network. These narratives emerged from reflective activities within the online Updating Course Pedagogical Strategies Mediated by Digital Technologies, offered as part of the research, in addition to questionnaires and participant observation. The results indicate that the reflective narratives have the potential to contribute to the use of DICT by fostering teachers’ awareness of their importance in teaching practice, even in the face of challenges encountered by participants. |
| Palavras-chave: | Formação continuada docente Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) Narrativas reflexivas Reflective narratives Continuing teacher education Digital information and communication technologies |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
| Sigla da Instituição: | UFAL |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
| Citação: | FRAZÃO, Rosely Maria Morais de Lima. Narrativas reflexivas de professores da educação básica : (re)visitanto a prática docente com TDIC pelo viés da atualização, 2025. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17223 |
| Data do documento: | 14-out-2025 |
| Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Narrativas reflexivas de professores - revisitando a pratica dicente com TDIC pelo vies da atualizacao.pdf | 4.65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.