00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Menezes, Enaiane Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7055779255074058pt_BR
dc.contributor.referee1Toscano, José Jean de Oliveira-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Natália de Almeida-
dc.creatorCosta, Luana Kallyne Santos-
dc.creatorCosta, Macário Peixoto Loureiro da-
dc.date.accessioned2025-11-10T19:04:30Z-
dc.date.available2025-11-10-
dc.date.available2025-11-10T19:04:30Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.citationCOSTA, Luana Kallyne Santos; COSTA, Macário Peixoto Loureiro da. Associação entre atividade física, sono e esgotamento mental. 2025. [38] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17215-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the relationship between physical activity, sleep quality, and symptoms of mental exhaustion among students at the Federal University of Alagoas (UFAL). Based on previous studies, it is highlighted that physical activity promotes improvements in mental health and sleep quality, while poor sleep quality and mental exhaustion negatively impact academic performance and well-being. This research adopts a quantitative, descriptive, and cross-sectional approach, using a sample of 259 UFAL students. Data were collected through structured questionnaires applied through interviews, which integrated the International Physical Activity Questionnaire (IPAQ-SF), the Insomnia Severity Index (IGI), and the Maslach Burnout Inventory (MBI-SS). Data analysis was performed using the chisquare test for independent samples to verify associations between categorical variables. The results indicate that physically active students have a lower prevalence of insomnia symptoms and a lower prevalence of emotional exhaustion and depersonalization compared to insufficiently active students. However, no significant association was found between personal fulfillment and the level of physical activity. This finding indicates that, although physical activity positively influences sleep and some symptoms of mental exhaustion, it is not a crucial element in students' personal fulfillment. This highlights the importance of investigating other contextual elements and additional interventions that can improve general well-being and individual satisfaction. Thus, it is concluded that the promotion of programs that integrate physical activity with psychological support and academic mentoring can enhance the benefits for students' mental health.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Física - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExercício físicopt_BR
dc.subjectQualidade do sonopt_BR
dc.subjectFadiga mentalpt_BR
dc.subjectEsgotamento psicológicopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectPhysical activitypt_BR
dc.subjectSleep qualitypt_BR
dc.subjectMental exhaustionpt_BR
dc.subjectBurnout syndromept_BR
dc.subjectUniversity studentspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleAssociação entre atividade física, sono e esgotamento mentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo busca analisar a relação entre a prática de atividade física, a qualidade do sono e os sintomas de esgotamento mental entre os estudantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Com base em estudos anteriores, destaca-se que a atividade física promove melhorias na saúde mental e na qualidade do sono, enquanto a má qualidade do sono e o esgotamento mental impactam negativamente no desempenho acadêmico e bem-estar. Essa pesquisa adota uma abordagem quantitativa, descritiva e transversal, utilizando uma amostra de 259 estudantes da UFAL. Os dados foram coletados por meio de questionários estruturados aplicados através de entrevistas, onde foi integrado o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ-SF), o Índice de Gravidade da Insônia (IGI) e o Inventário de Burnout de Maslach (MBI-SS). A análise dos dados foi feita com o teste de qui-quadrado para amostras independentes, para verificar associações entre as variáveis categóricas. Os resultados apontam que os estudantes fisicamente ativos apresentam uma menor prevalência de sintomas de insônia e menor predominância de esgotamento emocional e despersonalização em comparação com os insuficientemente ativos. Contudo, não foi encontrada associação significativa entre a realização pessoal e o nível de atividade física. Esta descoberta indica que, apesar da atividade física influenciar positivamente o sono e alguns sintomas de esgotamento mental, ela não é um elemento crucial na realização pessoal dos alunos. Isso ressalta a importância de investigar outros elementos contextuais e intervenções adicionais que possam aprimorar o bem-estar geral e a satisfação individual. Assim, conclui-se que a promoção de programas que integrem atividade física com suporte psicológico e mentoria acadêmica pode potencializar os benefícios para a saúde mental dos estudantes.pt_BR
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