00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17211
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bittencourt, João Batista de Menezes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2206836838419488pt_BR
dc.contributor.referee1Groppo, Luís Antonio-
dc.contributor.referee2Prates, Camila Dellagnese-
dc.creatorPereira Neto, Ivo-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0602507661786479pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-10T18:08:41Z-
dc.date.available2025-11-10-
dc.date.available2025-11-10T18:08:41Z-
dc.date.issued2024-04-30-
dc.identifier.citationPEREIRA NETO, Ivo. Juventude e participação política: as ocupações estudantis no IFAL de Alagoas. 2025. 131 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17211-
dc.description.abstractThis dissertation aims to understand the phenomenon of school occupations that occurred in 2016 in the state of Alagoas, specifically focusing on the cases of occupation at IFAL (Instituto Federal de Alagoas). The research focuses on understanding the development of the process of student mobilization for the occupations and the period following their end, highlighting the consequences of the occupations for school daily life, as well as the impact of this phenomenon on the trajectory of the young people who participated. Using data obtained through semi-structured interviews with the occupiers and social media analysis, I employed the methodological strategy of analysis using the concept of experience and the category of memory. From these, I chronologically reconstructed the process of student mobilization, as well as the demands raised by the movements at the beginning of the process and the demands that were incorporated throughout the occupation. The relationship between students, teachers, managers, and public authorities was also addressed. The research findings demonstrate: 1) How students use social media as a form of political positioning and accountability in search of legitimacy in the eyes of public opinion. 2) How the occupation influenced the trajectories of the four interviewed students, who, after the movement, followed paths where the experience lived during the occupations served as a landmark, remaining alive in their memories. 3) The creation of networks of solidarity and information exchange among students from different occupations in Alagoas, as well as with other actors and movements in society.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOcupações estudantispt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectParticipação políticapt_BR
dc.subjectMovimento estudantilpt_BR
dc.subjectStudent Occupationspt_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.subjectPolitical Participationpt_BR
dc.subjectSocial Movementspt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectExperiencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.titleJuventude e participação política: as ocupações estudantis no IFAL de Alagoaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação busca compreender o fenômeno das ocupações escolares ocorridas em 2016 no Estado de Alagoas, mais especificamente os casos de ocupação dos IFAL (Instituto Federal de Alagoas). A pesquisa tem como foco entender o desenrolar do processo de mobilização dos estudantes para efetuar as ocupações, até o momento posterior à desocupação, destacando as consequências da ocupação para o cotidiano escolar, bem como o impacto deste fenômeno na trajetória dos jovens que dela participaram. A partir de dados obtidos, através de entrevistas semiestruturadas realizadas com os ocupantes e a análise das redes sociais, utilizei como estratégia metodológica de análise o conceito de experiência e a categoria memória e, a partir delas, reconstruí de forma cronológica o processo de mobilização dos estudantes, bem como as pautas levantadas pelos movimentos no início do processo e as pautas que foram incorporadas ao longo da ocupação. Abordou-se, também, como se deu a relação dos estudantes com os professores, gestores e com o Poder Público. Os achados da pesquisa demonstram: 1) Como os estudantes utilizam as redes sociais como forma de posicionamento político e de prestação de contas em busca de legitimação frente à opinião pública. 2) Como a ocupação influenciou na trajetória dos 4 estudantes entrevistados que, após o movimento, seguiram caminhos em que a experiência vivida nos ocupas serviu de marco, continuando viva na memória desses estudantes. 3) A criação de redes de solidariedade e de troca de informação entre os estudantes de diferentes ocupações em Alagoas, e também com outros atores e movimentos da sociedade.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juventude e participação política_as ocupações estudantis no IFAL de Alagoas.pdfJuventude e participação política: as ocupações estudantis no IFAL de Alagoas7.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.