00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - LETRAS (ESPANHOL) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17172
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Meniconi, Flávia Colen-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8299342638695738pt_BR
dc.contributor.referee1Queiroz, Jozefh Fernando Soares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2938807403159537pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Yana Liss Soares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5441988893925908pt_BR
dc.creatorSouza, Maria Beatriz Ferreira de-
dc.date.accessioned2025-11-05T13:05:05Z-
dc.date.available2025-09-03-
dc.date.available2025-11-05T13:05:05Z-
dc.date.issued2021-09-29-
dc.identifier.citationSOUZA, Maria Beatriz Ferreira de. A residência pedagógica e a formação do aluno de Letras/espanhol: a importância da articulação entre teoria e prática. 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Espanhol) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17172-
dc.description.abstractEste artículo tiene como objetivo profundizar los conocimientos acerca de la articulación entre teoría y práctica en la formación de profesores de español en el curso de Letras de la Universidad Federal de Alagoas y su relevancia para la formación de futuros profesores. Este estudio tiene como metodología el análisis documental, ya que serán utilizados los datos de los informes finales de los participantes del Programa Residencia Pedagógica en 2019 y 2020. Luego de completar el análisis de los informes de los alumnos, pudimos ver que la experiencia en el proyecto es tan importante para la práctica, así como la articulación entre teoría y práctica en los cursos de licenciatura. Después de completa el análisis de datos de los informes finales producidos por los residentes, verificamos la importancia de las experiencias proporcionadas por el programa, especialmente en lo que se refiere a la articulación entre teoría y práctica, a partir del desarrollo de acciones en las escuelas- campo, pensadas conjuntamente entre los profesores licenciatura, los profesores supervisores y los alumnos de Letras/Español. Al fin, destacamos como es fundamental el desarrollo de programas de introducción en las clases durante la graduación para una formación sólida, rica, crítica, reflexiva y transformadora de los licenciandos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Espanhol) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de espanhol - Prática de ensinopt_BR
dc.subjectProfesores - Formaciónpt_BR
dc.subjectProfesores de español - Práctica docentept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleA residência pedagógica e a formação do aluno de Letras/espanhol: a importância da articulação entre teoria e práticapt_BR
dc.title.alternativeLa Residencia Pedagógica en la Formación del Alumno de Letras/Español: La Importancia de la Articulación entre Teoría y Practicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo discutir acerca da importância da articulação entre teoria e prática na formação de professores de língua espanhola do curso de Letras, da Universidade Federal de Alagoas. O estudo realizado teve como base metodológica a análise documental, já que foram utilizados dados provenientes dos relatórios finais produzidos pelos residentes participantes do Programa Residência Pedagógica, realizado em 2019 e 2020. Após concluída a análise dos relatórios finais produzidos pelos participantes do programa, verificamos a importância das experiências proporcionadas pelo projeto, principalmente no que diz respeito à articulação entre teoria e prática, a partir do desenvolvimento de ações nas escolas-campo, pensadas conjuntamente entre o professor da licenciatura, os professores supervisores e os licenciandos de Letras/Espanhol. Ao fim, destacamos como é fundamental o desenvolvimento de mais programas de introdução à docência durante a graduação para a formação sólida, rica, crítica, reflexiva e transformadora dos licenciandos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - LETRAS (ESPANHOL) - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.