00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Tese
Título: Estratégias avaliativas apoiadas pelas tecnologias digitais da informação aplicadas pelos docentes formadores do Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (Proford) no período pandêmico da Covid-19
Título(s) alternativo(s): Evaluation strategies suported by digital information technologies applied by teachers in the continuing training program in higher education teaching (PROFORD) during the covid-19 pandemic
Autor(es): Vale, Helena Cristina Pimentel do
Primeiro Orientador: Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Mercado, Luís Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Carloney Alves de
metadata.dc.contributor.referee3: Carvalho, Ana Beatriz Gomes Pimenta de
metadata.dc.contributor.referee4: Brito, Gláucia da Silva
Resumo: Esta pesquisa analisou as estratégias avaliativas, apoiadas pelas tecnologias digitais da informação e Comunicação (TDIC), utilizadas pelos docentes formadores (DF) do Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (Proford), no período pandêmico da Covid-19. A formação continuada é compreendida como um direito profissional dos professores, devendo ser garantida pelo Estado de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), de 1996. Na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), as iniciativas da formação continuada para docentes são de responsabilidade do Proford ao público da própria instituição. A questão que norteou este estudo foi: de que modo os DF utilizaram estratégias avaliativas mediadoras (formativas) apoiadas pelas TDIC durante os cursos do Proford diante da pandemia da Covid-19? Defendemos a tese de que as estratégias utilizadas e os tipos de avaliação estão representados na formação continuada do Proford, no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE), espera-se como mudança que os DF explorem estratégias avaliativas, em particular a avaliação formativa, nos recursos didáticos utilizando as tecnologias contemporâneas (AVA, webconferências, fóruns etc.) e que a avaliação presente seja a formativa. Nesse sentido, o objetivo geral foi investigar as estratégias avaliativas apoiadas pelas TDIC nos cursos ofertados pelo Proford no período pandêmico. Tem como objetivos específicos: a) delinear as estratégias avaliativas traçadas para os cursos do Proford/Ufal apoiados pelas TDIC no contexto do ERE no período pandêmico; b) analisar as evidências das estratégias avaliativas na formação continuada durante a pandemia da Covid-19; c) apresentar os aspectos que contribuíram para o processo de avaliação nos cursos destinados à formação continuada de professores no formato do ERE. Trata-se de uma pesquisa de natureza documental e exploratória, com abordagem qualitativa, tendo como campo de pesquisa o Proford/Ufal e como participantes da pesquisa DF que ministraram os cursos ofertados aos professores da Ufal durante o período pandêmico. Quanto ao procedimento de coleta de dados foi utilizado como instrumentos os planos de curso disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/Moodle) e a entrevista semiestruturada, e para análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo, seguindo as orientações de Bardin (2011). Para a realização das entrevistas, entramos em contato com o Proford que forneceu os contatos de nove professores que ministraram cursos voltados à avaliação apoiada pelas TDIC, mas somente seis puderam participar da pesquisa. O resultado mostrou, notadamente, uma tendência pela avaliação formativa, e as estratégias apoiadas pelas TDIC sugeridas pelos DF foram: o AVA, fórum de discussão, portfólio, gamificação etc. O estudo evidencia uma mudança na prática pedagógica e de incorporação das TDIC disponíveis, na tentativa de promover novas estratégias avaliativas e novas formas de ensinar, aprender e avaliar. Isso comprova que os cursos do Proford colaboraram significativamente, durante a pandemia, com cursos voltados para avaliação, apoiados pelas TDIC, tendo a convicção de que esses cursos formativos focados nas TDIC para docentes devem ser ofertados com regularidade.
Abstract: This research analyzed the evaluation strategies, supported by Digital Information and Communication Technologies (TDIC), used by teacher trainers (DF) during the Covid-19 pandemic period. Continuing training is understood as a professional right of teachers, and must be guaranteed by the State in accordance with the LDBEN of 1996. At the Federal University of Alagoas (Ufal), continuing training initiatives for teachers are the responsibility of the Continuing Training Program in Teaching Higher Education (Proford) to the institution's own public. The question that guided this study was: How did the DF use mediating (training) assessment strategies supported by Digital Information and Communication Technologies (TDIC) during Proford courses in the face of the Covid-19 pandemic? The thesis is defended that the strategies used and the types of assessment are represented in Proford's continued training, in the context of Emergency Remote Education (ERE), the expected change will be for the DF to explore assessment strategies, in particular formative assessment, in teaching resources using contemporary technologies 9 AVA, web conferences, forums, etc.) and that the assessment that will be present will be formative. In this sense, the general objective was to investigate the evaluation strategies supported by TDIC in the courses offered by Proford during the pandemic period. Its specific objectives are a) to outline the evaluation strategies set for Proford courses supported by TDIC in the ERE context during the pandemic period; b) analyze the evidence of evaluation strategies in continuing education during the covid-19 pandemic; c) present the aspects that contributed to the evaluation process in courses aimed at continuing teacher training in the ERE format. This is a documentary and exploratory research, with a qualitative approach, with Proford/Ufal as the research field and DF as research participants who taught the courses offered to the institution's teachers during the pandemic period. Regarding the data collection procedure, course plans made available in the Virtual Learning Environment (AVA/Moodle) were used as instruments; and the semi-structured interview and for data analysis, we used content analysis, following the guidelines of Bardin (2011). To carry it out, we contacted Proford, who provided the contact details of 9 teachers who taught courses focused on assessment supported by TDIC, but only 6 were able to participate in the research. The research result notably showed a tendency towards the formative assessment and the strategies supported by TDIC suggested by the DF were the AVA, Discussion Forum, Portfolio, gamification, etc. The study shows an evident change in pedagogical practice and incorporation of available TDICs, in an attempt to promote new assessment strategies and new ways of teaching, learning and evaluating. This proves that Proford courses significantly contributed, during the pandemic, with courses aimed at for assessment supported by TDIC, being convinced that these training courses focused on TDIC for teachers must be offered regularly.
Palavras-chave: Estratégia de avaliação da aprendizagem
Ensino remoto emergencial
Formação de professores
Pandemia da Covid-19
Learning assessment strategy
Emergency remote teaching
Teacher training
Covid-19 pandemic
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: VALE, Helena Cristina Pimentel do. Estratégias avaliativas apoiadas pelas tecnologias digitais da informação aplicadas pelos docentes formadores do Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (Proford) no período pandêmico da Covid-19. 2025. 167 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17147
Data do documento: 29-fev-2024
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