00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17140
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bezerra, Antonio Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9534474333315783pt_BR
dc.contributor.referee1Viana, Herika Paes Rodrigues-
dc.contributor.referee2Fernandes, Clara Suassuna-
dc.creatorSilva, Bruno Carvalho da-
dc.date.accessioned2025-10-28T17:23:30Z-
dc.date.available2025-10-24-
dc.date.available2025-10-28T17:23:30Z-
dc.date.issued2023-05-31-
dc.identifier.citationSILVA, Bruno Carvalho da. A importância do estágio supervisionado e os desafios da formação docente: a ponte entre a teoria e a prática. 2025. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17140-
dc.description.abstractThe present work aims to discuss and highlight the importance of the experiences lived during the Supervised Internship practices of the History/Licentiate course at the Federal University of Alagoas for the realization of teacher training conducted in the city of Murici, in the interior of the state of Alagoas. The first chapter discusses the perspectives of History as a curricular discipline in Basic Education, along with a field analysis of the municipal school that received the research, showing that the influence of the school's physical and pedagogical structure has consequences in the teachinglearning process. The research also reports the experiences of observation and teaching in classes of middle school and the construction of lesson plans and didactic sequences that are essential for a good class. In its final stage, the use of new methodologies that aid in the transmission of historical knowledge is highlighted, especially in the face of the COVID-19 pandemic, where school environments were closed indefinitely due to the high contagion of the virus, making the classroom a remote environment full of novelties accompanied by various weaknesses of Brazilian education with the non-universalization of teaching during this period.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de História - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionado - Curso de Históriapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectFormação de professores - Históriapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSupervised internship - History Coursept_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectTeacher training - Historypt_BR
dc.subjectTeachers - Trainingpt_BR
dc.subjectHistory - Study and teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleA importância do estágio supervisionado e os desafios da formação docente: a ponte entre a teoria e a práticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo discutir e evidenciar a importância das experiências vivenciadas durante as práticas do Estágio Supervisionado do curso de História/Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas para a concretização da formação docente realizada na cidade de Murici, no interior do estado alagoano. O primeiro capítulo discorre sobre as perspectivas da História quanto disciplina curricular da Educação Básica, juntamente de uma análise de campo sobre a escola municipal que recebeu a pesquisa, mostrando que a influência da estrutura física e pedagógica da escola tem consequências no processo de ensino aprendizagem. A pesquisa ainda relata as experiências de observação e regência em turmas do ensino fundamental II e a construção de planejamentos e sequências didáticas que são essenciais para uma boa aula. Em sua última etapa, destaca-se o uso de novas metodologias que auxiliam na transmissão do saber histórico, sobretudo diante da pandemia da covid-19, em que os ambientes escolares foram fechados por tempo indeterminado devido ao alto contágio do vírus, tornando a sala de aula um ambiente remoto e repleto de novidades acompanhadas de várias fragilidades da educação brasileira com a não universalização do ensino neste período.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.