00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17131
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferraz, Eraldo de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3129064769842986pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Fernanda Lins de-
dc.contributor.referee2Santos, Roselito de Oliveira-
dc.creatorCavalcante, Iêda Maria de LIma-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6190805427005881pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-25T23:53:06Z-
dc.date.available2025-10-25-
dc.date.available2025-10-25T23:53:06Z-
dc.date.issued2025-09-02-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Ieda Maria de Lima; FERRAZ, Eraldo de Souza. O impacto da integração de tecnologias de comunicação, como rádio e internet, na prática pedagógica: uma análise da experiência com áudio-aulas na rede pública municipal de Maceió durante a pandemia da Covid-19. 2025. 21 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura EAD em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Aberta do Brasil, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17131-
dc.description.abstractThis study analyzes the impact of integrating communication technologies, such as radio and the Internet, into pedagogical practices in the public school system of Maceió during the Covid-19 pandemic. The research focuses on the Rádio Escola Project, an initiative by the Municipal Department of Education in partnership with the Instituto Zumbi dos Palmares, which broadcast audio lessons through Rádio Difusora AM and digital platforms. Using a qualitative methodology based on documentary analysis, bibliographic review, and the author’s personal experience as a direct participant, the study highlights how radio emerged as an accessible and viable alternative for maintaining the pedagogical bond with students in socially vulnerable contexts, especially in areas with little or no internet access. The findings reveal that the production of audio lessons demanded significant adaptations from teachers, stimulating changes in pedagogical practices and expanding the didactic repertoire. The study concludes that the integration of traditional and digital media can strengthen educational inclusion and contribute to more democratic hybrid learning models. It also underscores the need for public policies that value accessible technologies as permanent strategies to support learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia Ensino a Distância - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectRádiopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectRemote learningpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectRadiopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO impacto da integração de tecnologias de comunicação, como rádio e internet, na prática pedagógica: uma análise da experiência com áudio-aulas na rede pública municipal de Maceió durante a pandemia da Covid-19pt_BR
dc.title.alternativeThe impact of the integration of communication technologies, such as radio and the internet, on pedagogical practice: an analysis of the experience with autio lessons in the municipal public school network of Maceió during the covid-19 pandemicpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar o impacto da integração de tecnologias de comunicação, como o rádio e a internet, na prática pedagógica da rede pública municipal de Maceió durante a pandemia da Covid-19. A pesquisa tem como objeto de estudo a experiência do Projeto Rádio Escola, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com o Instituto Zumbi dos Palmares, que veiculou áudio-aulas por meio da Rádio Difusora AM e plataformas digitais. Partiu-se do questionamento: até que ponto o uso do rádio e da internet pode contribuir no processo de aprendizagem dos alunos? A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, com base em análise documental, revisão bibliográfica e no relato da experiência pessoal da autora como participante direta do projeto. Os resultados indicam que o uso do rádio representou uma alternativa viável e acessível para manter o vínculo pedagógico com estudantes em situação de vulnerabilidade social, especialmente nas áreas com pouco ou nenhum acesso à internet. Além disso, a produção das áudio-aulas exigiu adaptações significativas por parte dos docentes, impulsionando mudanças na prática pedagógica e ampliando o repertório didático. Conclui-se que a integração entre mídias tradicionais e digitais pode fortalecer a inclusão educacional e contribuir para modelos híbridos mais democráticos, mesmo em contextos de crise. O estudo evidencia, ainda, a necessidade de políticas públicas que valorizem tecnologias acessíveis como estratégias permanentes de apoio à aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.