00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação física no “novo” ensino médio: relato de experiência a partir do Programa Residência Pedagógica
Autor(es): Freire, Marcos Davi dos Santos
Primeiro Orientador: Toscano, Chrystiane Vasconcelos Andrade
metadata.dc.contributor.referee1: Caetano, Antônio Filipe Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Austrelino, Felipe de Carvalho
Resumo: A dinâmica da disciplina curricular Educação Física (EF) no contexto do ensino médio tem experimentado desafios e possibilidades relacionadas as discussões teóricas no contexto legal da Lei nº 13.415/2017 e no contexto da sua operacionalização nos diferentes ambientes escolares em todo território nacional. O objetivo do presente estudo foi realizar um relato de experiência acerca das etapas da residência pedagógica no contexto dos itinerários formativos do novo ensino médio. A abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa qualitativa, realizada por meio de análise documental do planejamento pedagógico anual 2022/2023, dos registros de relato de campo produzidos pelo residente relator do estudo e questionário destinado aos estudantes da escola-campo de ensino médio. Os materiais foram analisados a partir dos arquivos disponibilizados no ambiente da PRP- subprojeto Educação Física 3ª Edição no Google Sala de Aula. Os resultados do questionário aplicado a 45 estudantes demonstraram que: a) os estudantes compreendem a relação entre a experiência dos itinerários formativos (IF) e sua legítima autonomia de aprendizagem no ensino médio; b) acerca da importância dos IF, 4,4% não souberam responder, 20% indicaram que os IF não são importantes e 75,5% que os IF são importantes; c) do ponto de vista conceitual, 2% dos estudantes deixaram a questão em branco quando perguntados acerca do que é IF, 9% registraram não saber responder, 9% apresentaram conceito ajustado as definições teóricas; 20% registraram o conceito a partir da identificação procedimental e 60% registraram tanto a dimensão conceitual quanto sua relevância no contexto formativo; d) acerca da diferenciação entre IF e aulas de EF, as respostas indicam que 78% caracterizam adequadamente o contexto das aulas de EF e 95% citam IF de forma adequada e diferenciada as aulas de EF; e) sobre as suas preferências sobre os temas de IF sendo os mais votados, Clube Musical com 35,6%, Projeto de Vida que obteve 33,3% dos votos e Jogos Digitais e E-sports com 28,9% dos votos. Por meio dos resultados recolhidos foi possível identificar a compreensão dos estudantes no que tange as experiências destinadas aos itinerários formativos. As experiências adquiridas no Programa Residência Pedagógica permitiram a imersão no campo escolar, preparando o licenciando em Educação Física para as dificuldades e possibilidades enfrentadas no ensino médio e na educação como um todo, contribuindo para a formação inicial como futuro docente.
Abstract: The dynamics of the curricular subject Physical Education (PE) in the context of high school has experienced challenges and possibilities related to theoretical discussion in the legal context of Law nº 13415/2017 and in the context of its operationalization in different school environments throughout the national territory. The objective of the present study was to provide an experience report on the stages of pedagogical residency in the context of the training itineraries of the new high school. The methodological approach used was qualitative research, carried out through documentary analysis of the 2022/2023 annual pedagogical planning, field report records produced by the resident reporter of the study, and a questionnaire intended for students at the high school field school. The materials were developed from files available in the PRP environment - Physical Education / 3rd Edition subproject on Google Classroom. The results of the questionnaire applied to 45 students demonstrated that: a) students understand the relationship between the experience of training itineraries (TI) and their legitimate learning autonomy in high school; b) regarding the importance of TIs, 4.4% were unable to answer, 20% indicated that TIs are not important and 75.5% that TIs are important; c) from a conceptual point of view, 2% of students left the question blank when asked about what TI is, 9% said they did not know how to answer, 9% considered the concept adjusted as theoretical definitions; 20% registered the concept based on procedural identification and 60% registered both the conceptual dimension and its relevance in the training context; d) regarding the differentiation between TI and PE classes, the responses indicate that 78% clearly characterize the context of PE classes and 95% cite TI in an appropriate and differentiated way as PE classes; e) about their preferences on the topics of being the most voted, Musical Club with 35.6%, Life Project which obtained 33.3% of the votes and Digital Games and E-sports with 28.9% of the votes. Through the results collected, it was possible to identify the students' understanding regarding the specific experiences of the training itineraries. The experiences acquired in the Pedagogical Residency Program allowed for experience in the school field, preparing the Physical Education graduate for the difficulties and possibilities faced in high school and in education as a whole, contributing to initial training as a future teacher.
Palavras-chave: Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa Residência Pedagógica
Ensino médio
Itinerários formativos
Educação física
High school
raining Itinerariesn
Physical Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física - Licenciatura
Citação: FREIRE, Marcos Davi dos Santos. Educação física no “novo” ensino médio: relato de experiência a partir do Programa Residência Pedagógica. 2025. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17128
Data do documento: 13-set-2024
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