00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17086
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Irinéia Maria Franco dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6801048248935718pt_BR
dc.contributor.referee1Hoeveler, Rejane Carolina-
dc.contributor.referee2Santos, Ivanildo Gomes dos-
dc.contributor.referee3Lucindo, Willian Robson Soares-
dc.creatorLima, Pedro Lucas Epifânio de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3572265402797429pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-17T20:11:03Z-
dc.date.available2025-10-13-
dc.date.available2025-10-17T20:11:03Z-
dc.date.issued2024-11-26-
dc.identifier.citationLIMA, Pedro Lucas Epifânio de. “Esaú e Jacó”: a disputa educacional entre escolanovistas e católicos nas décadas de 1920 e 1930, em Alagoas. 2025. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17086-
dc.description.abstractEl objetivo de nuestra investigación es analizar las disputas en torno a la educación entre la Iglesia Católica y las Escuelas Nuevas en las décadas de 1920 y 1930. El choque entre estos grupos se produjo debido a sus cosmovisiones, que se reflejaban en sus prácticas pedagógicas. El escolanovismo valoraba una práctica pedagógica centrada en el niño y sus intereses, yendo en contra de la forma tradicional de enseñanza, que, según sus defensores, desaprovechaba las capacidades intelectuales del niño. Esta visión entendía al niño como agente de su propia historia, creyendo que, en función del mérito, podía ascender o no en la pirámide social. Este modelo pedagógico contrastaba con la visión de la Iglesia católica, que hasta entonces era hegemónica en la educación brasileña, defendiendo una práctica centrada en el docente y la creencia de que el orden terrenal era un reflejo de la jerarquía celestial. Para realizar la investigación consultamos los periódicos católicos O Semeador, A Semana Religiosa, A Revista de Ensino de Alagoas, O Manifesto dos Pioneiros y la encíclica papal Divini Illius Magistri. La metodología utilizada en la investigación consistió en una lectura crítica de las fuentes y bibliografía especializada, anclada en el marco teórico de Louis Althusser, especialmente la noción de Aparato Ideológico del Estado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de História - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola Nova (Movimento educacional)pt_BR
dc.subjectIgreja Católica - Alagoaspt_BR
dc.subjectAparelhos Ideológicos de Estado - Conceitospt_BR
dc.subjectEducação - Históriapt_BR
dc.subjectEscuelas Nuevaspt_BR
dc.subjectIglesia Católicapt_BR
dc.subjectAparato Ideológico del Estadopt_BR
dc.subjectHistoria de la educaciónpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.title“Esaú e Jacó”: a disputa educacional entre escolanovistas e católicos nas décadas de 1920 e 1930, em Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO objetivo de nossa pesquisa é analisar as disputas, em torno da educação, entre a Igreja Católica e os escolanovistas nas décadas de 1920 e 1930, em Alagoas. O embate entre esses grupos ocorria devido às suas diferentes visões de mundo, que se refletiam em suas práticas pedagógicas. O escolanovismo valorizava uma prática pedagógica centrada na criança e em seus interesses, indo contra a forma tradicional de ensino, que, segundo seus defensores, desperdiçava as capacidades intelectuais da criança. Esta visão entendia a criança como agente de sua própria história, acreditando que, com base no mérito, ela poderia ascender ou não na pirâmide social. Esse modelo pedagógico contrastava com a visão da Igreja Católica que, até então, era hegemônica na educação brasileira, defendendo uma prática centrada no professor e a crença de que a ordem terrestre era um reflexo da hierarquia celestial. Para a realização da pesquisa, consultamos os jornais católicos O Semeador, A Semana Religiosa, A Revista de Ensino de Alagoas, O Manifesto dos Pioneiros e a encíclica papal Divini Illius Magistri. A metodologia empregada na pesquisa consistiu na leitura crítica das fontes e da bibliografia especializada, ancorada pelo arcabouço teórico de Louis Althusser, em especial a noção de Aparelhos Ideológicos de Estado.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
“Esaú e Jacó”_a disputa educacional entre escolanovistas e católicos nas décadas de 1920 e 1930, em Alagoas.pdf“Esaú e Jacó”: a disputa educacional entre escolanovistas e católicos nas décadas de 1920 e 1930, em Alagoas1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.