00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Baumgarten, Lídia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7312808913197579pt_BR
dc.contributor.referee1Maciel, Osvaldo Batista Acioly-
dc.contributor.referee2Silva, Jonathan Vieira da-
dc.creatorNascimento, Laura Caminha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4893590989319236pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-17T20:07:29Z-
dc.date.available2025-10-13-
dc.date.available2025-10-17T20:07:29Z-
dc.date.issued2024-12-04-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Laura Caminha. A formação inicial de professores de história através do Programa Residência Pedagógica: reflexões acerca das experiências durante o ensino remoto emergencial. 2025. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17084-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the experiences of teachers in training in the Pedagogical Residency Program (PRP) of the history degree course at the Federal University of Alagoas (UFAL), in its 2nd edition, which took place remotely during the COVID pandemic. -19, from 2020 to 2022. The motivations that instigate this work are, in addition to the experience as a resident, an attempt to contribute to research on the initial and continuing training of teachers. The Pedagogical Residency Program, which is financed by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), an agency linked to the Ministry of Education (MEC), is an initiation program to teaching that allows undergraduate students to undertake teaching in state schools. In this way, it contributes not only to the practice of undergraduates, but also to the relationship between university and basic education. The analysis and problematization of the experiences reported in this work demonstrate the difficulty and possibilities in applying the PRP in an atypical moment experienced in Brazilian education, due to the need for remote classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de História - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.relationO presente trabalho tem como objetivo analisar as experiências dos professores em formação no Programa Residência Pedagógica (PRP) do curso de licenciatura em História da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em sua 2ª edição que ocorreu de forma remota durante a pandemia da COVID-19, de 2020 a 2022. As motivações que instigam este trabalho são, para além da experiência enquanto residente, uma tentativa de contribuir com pesquisas sobre a formação inicial e continuada de professores. O Programa Residência Pedagógica, que é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autarquia atrelada ao Ministério da Educação (MEC), é um programa de iniciação à docência que permite aos discentes de graduações em licenciatura, realizarem regências em escolas da educação básica. Dessa forma, o projeto contribui não apenas para a aproximação da teoria e prática dos graduandos, como também na relação entre universidade e educação básica, e esse objetivo norteará o presente trabalho. A análise e problematizações das experiências relatadas aqui, demonstram as dificuldades e as possibilidades na aplicação da aula histórica ao longo PRP em um momento atípico vivido na educação brasileira, devido à necessidade do ensino remoto emergencial.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação Históricapt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.subjectPedagogical Residency Programpt_BR
dc.subjectHistorical Educationpt_BR
dc.subjectInitial teacher trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleA formação inicial de professores de história através do Programa Residência Pedagógica: reflexões acerca das experiências durante o ensino remoto emergencialpt_BR
dc.title.alternativeThe initial training of History teachers through the Pedagogical Residency Program: reflections on expiriences during emergency remote teachingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar as experiências dos professores em formação no Programa Residência Pedagógica (PRP) do curso de licenciatura em História da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em sua 2ª edição que ocorreu de forma remota durante a pandemia da COVID-19, de 2020 a 2022. As motivações que instigam este trabalho são, para além da experiência enquanto residente, uma tentativa de contribuir com pesquisas sobre a formação inicial e continuada de professores. O Programa Residência Pedagógica, que é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autarquia atrelada ao Ministério da Educação (MEC), é um programa de iniciação à docência que permite aos discentes de graduações em licenciatura, realizarem regências em escolas da educação básica. Dessa forma, o projeto contribui não apenas para a aproximação da teoria e prática dos graduandos, como também na relação entre universidade e educação básica, e esse objetivo norteará o presente trabalho. A análise e problematizações das experiências relatadas aqui, demonstram as dificuldades e as possibilidades na aplicação da aula histórica ao longo PRP em um momento atípico vivido na educação brasileira, devido à necessidade do ensino remoto emergencial.pt_BR
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