00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: A implantação da Universidade Aberta do Brasil em Alagoas: a interiorização do ensino superior através do curso piloto em Administração a Distância
Autor(es): Barboza, Ricarte Soares
Primeiro Orientador: Mercado, Luís Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Cleide Jane de Sa Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Sobral, Maria Neide
Resumo: A Universidade Aberta do Brasil (UAB), sistema integrado por instituições públicas de ensino superior (IPES) para oferta de cursos superiores por meio do uso da educação a distância (EaD) foi instituída em 2006 com a oferta do Curso Piloto de Bacharelado em Administração a Distância. Este estudo investigou a implementação e interiorização da UAB na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) através deste Curso, ofertado nos polos de Maceio, Santana do Ipanema e Porto Calvo. A problemática buscou responder: Quais as contribuições da do Curso Piloto de Administração a Distância da UAB para a interiorização do ensino superior em Alagoas?. Os objetivos do estudo foram: descrever o processo histórico da implementação e da interiorização da UAB em Alagoas; analisar as narrativas de gestores da UFAL que fizeram parte do processo de implementação do Curso Piloto, analisar a implantação de polos regionais e a formação dos sujeitos da EaD para oferta do Curso. O referencial teórico explora a EaD, enquanto política voltada para formação de administradores e professores; a democratização da formação a distancia através da interiorização do ensino superior pela UAB/UFAL, analisando-se as especificidades do Curso Piloto. A metodologia envolveu abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica, documental e análise de entrevistas narrativas com gestores envolvidos na implantação da UAB e do Curso Piloto, disponíveis no banco de entrevistas do Projeto Memória da EaD na UFAL. As categorias trabalhadas nos dados foram: importância da EaD para a sociedade como política estratégica na UFAL; a democratização do acesso ao ensino superior; a inclusão social, fortalecimento da interiorização da EaD; o processo de planejamento e implementação do Curso Piloto; e a repercussão da formação no mesmo. As entrevistas narrativas permitiram a exploração aprofundada das percepções e reflexões dos gestores sobre os desafios, sucessos e aprendizados durante o processo de implementação do Curso Piloto, além da perspectiva multifacetada sobre os processos, desafios e avanços da EaD na UFAL, enriquecendo a compreensão do fenômeno estudado e sua influência no contexto educacional e institucional.
Abstract: The Open University of Brazil (UAB), a system integrated by public higher education institutions (IPES) to offer higher education courses through the use of distance education (EaD) was established in 2006 with the offering of the Bachelor's Pilot Course in Administration at a Distance. This study investigated the implementation and internalization of the UAB at the Federal University of Alagoas (UFAL) through this Course, offered at the centers of Maceio, Santana do Ipanema and Porto Calvo. The problem sought to answer: What are the contributions of UAB to the internalization of higher education in Alagoas? To what extent did EaD's actions bring about changes in Alagoas society? What social reading can we make of the UAB Pilot Course? The objectives of the study were: to recover the historical process of the implementation and internalization of the UAB in Alagoas; analyze the narratives of UFAL managers who were part of the Pilot Course implementation process, analyze the implementation of regional centers and the training of distance learning subjects to offer the Course. The theoretical framework explores EaD, as a policy aimed at training administrators and teachers; the democratization of distance learning through the internalization of higher education by UAB at UFAL, analyzing the specificities of the Pilot Course. The methodology involved a case study with bibliographic and documentary research and analysis of narrative interviews with managers involved in the implementation of the UAB and the Pilot Course, available in the interview bank of the EaD Memory Project at UFAL. The categories used in the data were: importance of distance learning for society as a Strategic Policy at UFAL; the democratization of access to higher education; social inclusion, strengthening the internalization of distance learning; the process of planning and implementing the Pilot Course; and the impact of training on it. The narrative interviews allowed for in-depth exploration of managers' perceptions and reflections on the challenges, successes and learnings during the Pilot Course implementation process, in addition to the multifaceted perspective on the processes, challenges and advances of distance learning at UFAL, enriching the understanding of the phenomenon studied and its influence in the educational and institutional context.
Palavras-chave: Universidade Aberta do Brasil - UAB
Ensino superior - Interiorização
Curso piloto em Administração da UAB
Políticas públicas
Open University of Brazil
Higher education - Internalization
Public policies
UAB pilot course
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BARBOZA, Ricarte Soares. A implantação da Universidade Aberta do Brasil em Alagoas: a interiorização do ensino superior através do curso piloto em Administração a Distância. 2025. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17074
Data do documento: 29-abr-2024
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