00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17073
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Viana, Maria Aparecida Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5842179916349442pt_BR
dc.contributor.referee1Mercado, Luís Paulo Leopoldo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396pt_BR
dc.contributor.referee2Perrier, Gerlane Romão Fonseca-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6088602931263440pt_BR
dc.creatorSilva, Cícera Gomes da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0758866137996285pt_BR
dc.date.accessioned2025-10-16T15:41:09Z-
dc.date.available2025-10-16-
dc.date.available2025-10-16T15:41:09Z-
dc.date.issued2024-12-20-
dc.identifier.citationSILVA, Cícera Gomes da. Narrativas reflexivas de professores e os saberes digitais docentes : um estudo de caso em escolas de Santana do Ipanema. 2025. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17073-
dc.description.abstractThis study addresses the ongoing transformations emanating from contemporary society related to teaching knowledge and the teaching and learning process, as well as the provocations and insertions of Digital Information and Communication Technologies in education. Its objective is to understand, through the reflective narratives of teachers, how digital knowledge is being introduced into pedagogical practices, whether there are difficulties in acquiring this knowledge, how it is intertwined in the applicability of knowledge objects, as well as to understand whether the use of technological artifacts contributes to the ways of studying and teaching in the current context intoxicated by digital culture. Thus, in order to understand the new demands of education today, we sought to investigate what teachers know about the use of Digital Technologies and their benefits in pedagogical practice? The methodology is based on qualitative research, with the case study method, which seeks to record digital knowledge through the reflective narratives of teachers, based on two instruments for data collection (online questionnaire and interview). The research subjects were 30 (thirty) teachers from two schools in the Municipal Public School System from Santana do Ipanema who work in Elementary Education (primary and secondary). However, the results indicate, among other issues, that teachers not only learned to use technological resources in the context of the COVID-19 pandemic, but also continue to use these artifacts in their daily pedagogical practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNarrativas reflexivaspt_BR
dc.subjectSaberes digitais docentespt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectTecnologias digitais da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectReflective narrativespt_BR
dc.subjectDigital teaching knowledgept_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectDigital information and communication technologiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleNarrativas reflexivas de professores e os saberes digitais docentes: um estudo de caso em escolas de Santana do Ipanemapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo traz como temática as contínuas transformações emanadas da sociedade contemporânea relacionadas aos saberes docentes e ao processo de ensino e aprendizagem, como também as provocações e inserções das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na educação. Tem como objetivo compreender, por meio das narrativas reflexivas dos professores, como os saberes digitais estão sendo introduzidos nas práticas pedagógicas, se há dificuldades na aquisição desses saberes, como eles são imbricados na aplicabilidade dos objetos de conhecimento, bem como entender se o uso dos artefatos tecnológicos colabora com as formas de estudar e ensinar no contexto atual inebriado pela cultura digital. Dessa forma, para entender as novas exigências da educação nos dias atuais, buscou-se investigar quais os saberes dos professores sobre o uso das Tecnologias Digitais e os seus benefícios na prática pedagógica? A metodologia está fundamentada na pesquisa qualitativa, com o método do estudo de caso, que busca registrar os saberes digitais por meio das narrativas reflexivas dos professores, a partir de dois instrumentos para a coleta dos dados (questionário online e entrevista). Os sujeitos interlocutores da pesquisa foram 30 (trinta) professores pertencentes a duas Escolas da Rede Pública Municipal de Santana do Ipanema e que atuam no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais). Contudo, os resultados indicam, entre outras questões, que os professores não somente aprenderam a fazer uso dos recursos tecnológicos a partir do contexto da pandemia da COVID-19, como também continuam a fazer uso desses artefatos em suas práticas pedagógicas cotidianas.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.