Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16997
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Baggio, André Luís | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9387208061003339 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Guilherme Martins Alves de | - |
dc.contributor.referee2 | Claudino, Fernando | - |
dc.creator | Santos, Francielly Barbosa dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-30T13:02:28Z | - |
dc.date.available | 2025-09-30 | - |
dc.date.available | 2025-09-30T13:02:28Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Francielly Barbosa dos. Estratégias e mecanismos avaliativos como melhoria no desempenho da aprendizagem no ensino de Física. 2025. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16997 | - |
dc.description.abstract | This work addresses the fundamental role of appropriate assessment strategies in the teaching-learning process. Assessment is treated as an essential tool for diagnosing difficulties, guiding student progress and promoting continuous improvement in academic performance. Through the analysis of studies that use innovative assessment mechanisms, the work explores how a well-planned assessment can positively impact the understanding of physical concepts, in addition to stimulating student engagement and autonomy, suggesting that effective assessment practices have the potential to transform learning, making it more dynamic and meeting the needs of students. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Física - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Mecanismos avaliativos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Desempenho escolar | pt_BR |
dc.subject | Teaching-learning process | pt_BR |
dc.subject | Evaluation mechanisms | pt_BR |
dc.subject | Teaching Physics | pt_BR |
dc.subject | School performance | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.title | Estratégias e mecanismos avaliativos como melhoria no desempenho da aprendizagem no ensino de Física | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho aborda o papel fundamental das estratégias avaliativas adequadas no processo de ensino-aprendizagem. A avaliação é tratada como uma ferramenta essencial para diagnosticar dificuldades, orientar o progresso dos alunos e promover a melhoria contínua do desempenho acadêmico. Por meio da análise de estudos que utilizam mecanismos avaliativos inovadores, o trabalho explora como uma avaliação bem planejada pode impactar positivamente a compreensão dos conceitos físicos, além de estimular o engajamento e a autonomia dos estudantes, sugerindo que práticas avaliativas eficazes têm o potencial de transformar o aprendizado, tornando - o mais dinâmico e atendendo às necessidades dos alunos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FÍSICA - IF |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Estratégias e mecanismos avaliativos como melhoria no desempenho da aprendizagem no ensino de Física.pdf | 559.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.