Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16962
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mota, Maria Danielle Araújo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9647457248949178 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Aleilson da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9092674301849862 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Conceição, Alexandre Rodrigues | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9900871339218497 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Kennedy Carlos Costa dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4227349266311479 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-09-22T14:12:27Z | - |
dc.date.available | 2025-09-19 | - |
dc.date.available | 2025-09-22T14:12:27Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-07 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Kennedy Carlos Costa dos. Contribuição do estágio supervisionado para a formação docente: um relato de experiência no ensino de Ciências e Biologia em escolas públicas de São Luís do Quitunde. 2025. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16962 | - |
dc.description.abstract | This work discusses the importance of the Supervised Conducting Internship for Biological Sciences students. We seek to answer the following research question: How can Supervised Conducting Internships contribute to the initial training of undergraduate students in Biological Sciences? To this end, this work aimed to report the experience of Supervised Internship III and IV in the Biological Sciences course at the Federal University of Alagoas. To achieve this objective, the research was an experience report with a qualitative approach, with a descriptive and exploratory approach. The study was carried out in public schools in São Luís do Quitunde, Alagoas, and used the Training Diary and the Final Internship Report as data collection instruments. The results show that the Supervised Internship is essential for the development of teaching identity and that methodologies that place the student at the center of the learning process, such as investigative activities and the use of simulators, proved to be effective in developing critical skills and in stimulating students’ interest in scientific content. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências - São Luís do Quitunde (AL) | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Metodologia do ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Science teaching - São Luís do Quitunde (AL) | pt_BR |
dc.subject | Supervised Internship | pt_BR |
dc.subject | Teaching methodology | pt_BR |
dc.subject | Teachers - Training | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.title | Contribuição do estágio supervisionado para a formação docente: um relato de experiência no ensino de Ciências e Biologia em escolas públicas de São Luís do Quitunde | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho discorre sobre a importância do Estágio Supervisionado de Regência para o discente em Ciências Biológicas. Buscamos responder a seguinte questão de pesquisa: De que modo os Estágios Supervisionados de Regência podem contribuir para a formação inicial do discente de licenciatura em Ciências Biológicas? Para isso, este trabalho teve o objetivo de relatar a experiência do Estágio Supervisionado III e IV no curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas. Para alcançar esse objetivo a pesquisa foi um relato de experiência com abordagem qualitativa, com enfoque descritivo e exploratório. O estudo foi realizado em escolas da rede pública de São Luís do Quitunde, Alagoas, e teve como instrumentos de coleta de dados o Diário de Formação e o Relatório Final de Estágio. Os resultados evidenciam que o Estágio Supervisionado é essencial para o desenvolvimento da identidade docente e que metodologias que colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem, como atividades investigativas e o uso de simuladores, mostraram-se eficazes no desenvolvimento de competências críticas e no estímulo ao interesse dos estudantes pelos conteúdos científicos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Contribuição do estágio supervisionado para a formação docente: um relato de experiência no ensino de Ciências e Biologia em escolas públicas de São Luís do Quitunde.pdf | Contribuição do estágio supervisionado para a formação docente: um relato de experiência no ensino de ciências e biologia em escolas públicas de São Luís do Quitunde | 1.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.