00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16960
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Natália de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0390839043168084pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes, Enaiane Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7055779255074058pt_BR
dc.contributor.referee2Lima Filho, Antônio Passos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8460284088121633pt_BR
dc.creatorFlorêncio, Walber Felipe Farias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0490076816075234pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-22T13:36:07Z-
dc.date.available2025-09-19-
dc.date.available2025-09-22T13:36:07Z-
dc.date.issued2024-11-13-
dc.identifier.citationFLORÊNCIO, Walber Felipe Farias. O jogo como ferramenta para a autoaprendizagem dos conteúdos da educação física: proposta de produto educacional. 2025. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16960-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Física - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos educacionaispt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectPhysical Education - Study and Teachingpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectActive methodologypt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleO jogo como ferramenta para a autoaprendizagem dos conteúdos da Educação física: proposta de produto educacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO jogo é uma atividade que tem valor essencial na educação, devido a possibilidade de maior engajamento do aluno, que se interessa e motiva por um ambiente lúdico. Na Educação Física, o jogo serviria como recurso pedagógico para o ensino dos conteúdos teóricos, uma vez que, ainda se observa métodos convencionais no ensino. O jogo atende à uma proposta de metodologia ativa, a gameficação, que faz com que o aluno saia da posição passiva de espectador/receptor de conteúdo para a função ativa, autorreguladora, de seu aprendizado. Entretanto, o uso/acesso à tecnologias digitais dentro de escolas públicas no Brasil (tablet, celulares, computadores) ainda não é uma realidade, sendo assim a importância de se recuperar a cultura dos jogos de tabuleiro com a finalidade didática, pensando também na acessibilidade e baixo custo. Desta maneira, o presente trabalho teve por objetivo propor um produto educacional para o ensino dos conteúdos de dimensão conceitual da Educação Física escolar voltados para alunos do ensino fundamental (3º ao 5º anos). Tal produto foi desenvolvido em formato de jogo de tabuleiro abordando-se temas da unidade temática de “esportes de invasão e de campo e taco”, obrigatório para as séries mensionadas. Como objetivo específico, o trabalho apontará possíveis práticas pedagógicas para o uso do jogo de tabuleiro nas aulas de Educação Física. O produto técnico foi desenvolvido em formato de jogo de tabuleiro e nomeado de “PENSA GAME”. A sua organização metodológica envolveu: elaboração dos materiais (tabuleiro e acessórios) e regras. O jogo foi pensado em conformidade às habilidades e objetivos de conhecimento para as séries. Dentre a proposta de aplicação de jogo, cabe-se em três momentos (i) início da aula, como forma de avaliação diagnóstica dos conhecimentos dos alunos sobre os conceitos; (b) após a exposição dos conceitos, como forma de entender a compreensão dos alunos acerca da aula e (c) durante o processo de ensino, como forma de desenvolvimento de pesquisa e conhecimento científico. Acredita-se que diante do desafio de promover uma aprendizagem autorreguladora motivadora, o uso de jogos de tabuleiro e estratégias diversificadas permitam o desenvolvimento de habilidades importantes para a vida futura dos alunos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O jogo como ferramenta para a autoaprendizagem dos conteúdos da educação física: proposta de produto educacional.pdfO jogo como ferramenta para a autoaprendizagem dos conteúdos da educação física: proposta de produto educacional1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.