00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16946
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Zanotti, Susane Vasconcelos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0407376488234305pt_BR
dc.contributor.referee1Leitão, Heliane de Almeida Lins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1840742985404301pt_BR
dc.creatorDias, Lídia Amarilis Alencar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6783484345186878pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-18T18:59:52Z-
dc.date.available2026-09-09-
dc.date.available2025-09-18T18:59:52Z-
dc.date.issued2024-12-05-
dc.identifier.citationDIAS, Lídia Amarilis Alencar. Conversação online com estudantes universitários: uma pesquisa-intervenção de orientação psicanalítica. 2025. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16946-
dc.description.abstractnão tempt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Psicologia- Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectPesquisa-intervençãopt_BR
dc.subjectConversaçãopt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectEncontros on-linept_BR
dc.subjectIntervention researchpt_BR
dc.subjectConversationpt_BR
dc.subjectPsychoanalysispt_BR
dc.subjectUniversity studentspt_BR
dc.subjectOnline datingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleConversação online com estudantes universitários: uma pesquisa-intervenção de orientação psicanalíticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoDevido às restrições durante a pandemia, foi necessário reconfigurar as estratégias de uma pesquisa-intervenção com estudantes universitários para o formato remoto. Este artigo descreve os resultados dessa pesquisa-intervenção de orientação psicanalítica a partir da Conversação online. Foram realizados dois grupos, por meio da plataforma Google Meet, com graduandos da Universidade Federal de Alagoas. A análise qualitativa dos registros dos grupos levou à construção de três categorias de discussão: “Aos trancos e barrancos”: impasses e invenções da proposta de Conversação em tempos de isolamento, “É como jogar palavras num poço”: interações virtuais e a Conversação nesse espaço e “Travou?”: dimensões do silêncio na Conversação virtual. Mesmo com a escolha dos participantes em manter as câmeras desligadas, o corpo se fez presente por meio da voz, sustentando a intervenção na modalidade online. No entanto, observou-se que a ausência da imagem do corpo tem implicações na responsabilização do sujeito sobre sua fala, especialmente em uma intervenção coletiva. O silêncio nos encontros revelou-se multifacetado, funcionando tanto como resistência quanto como parte do processo de elaboração psíquica. Apesar das circunstâncias adversas, a intervenção proporcionou invenções inéditas para participantes e pesquisadores, demonstrando ser uma aposta viável em tempos de crise.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Conversação online com estudantes universitários: uma pesquisa-intervenção de orientação psicanalítica.pdf
  Until 2026-09-09
202.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.