Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16946
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Zanotti, Susane Vasconcelos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0407376488234305 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Leitão, Heliane de Almeida Lins | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1840742985404301 | pt_BR |
dc.creator | Dias, Lídia Amarilis Alencar | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6783484345186878 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-09-18T18:59:52Z | - |
dc.date.available | 2026-09-09 | - |
dc.date.available | 2025-09-18T18:59:52Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Lídia Amarilis Alencar. Conversação online com estudantes universitários: uma pesquisa-intervenção de orientação psicanalítica. 2025. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16946 | - |
dc.description.abstract | não tem | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Psicologia- Bacharelado | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa-intervenção | pt_BR |
dc.subject | Conversação | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.subject | Encontros on-line | pt_BR |
dc.subject | Intervention research | pt_BR |
dc.subject | Conversation | pt_BR |
dc.subject | Psychoanalysis | pt_BR |
dc.subject | University students | pt_BR |
dc.subject | Online dating | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.title | Conversação online com estudantes universitários: uma pesquisa-intervenção de orientação psicanalítica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Devido às restrições durante a pandemia, foi necessário reconfigurar as estratégias de uma pesquisa-intervenção com estudantes universitários para o formato remoto. Este artigo descreve os resultados dessa pesquisa-intervenção de orientação psicanalítica a partir da Conversação online. Foram realizados dois grupos, por meio da plataforma Google Meet, com graduandos da Universidade Federal de Alagoas. A análise qualitativa dos registros dos grupos levou à construção de três categorias de discussão: “Aos trancos e barrancos”: impasses e invenções da proposta de Conversação em tempos de isolamento, “É como jogar palavras num poço”: interações virtuais e a Conversação nesse espaço e “Travou?”: dimensões do silêncio na Conversação virtual. Mesmo com a escolha dos participantes em manter as câmeras desligadas, o corpo se fez presente por meio da voz, sustentando a intervenção na modalidade online. No entanto, observou-se que a ausência da imagem do corpo tem implicações na responsabilização do sujeito sobre sua fala, especialmente em uma intervenção coletiva. O silêncio nos encontros revelou-se multifacetado, funcionando tanto como resistência quanto como parte do processo de elaboração psíquica. Apesar das circunstâncias adversas, a intervenção proporcionou invenções inéditas para participantes e pesquisadores, demonstrando ser uma aposta viável em tempos de crise. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Conversação online com estudantes universitários: uma pesquisa-intervenção de orientação psicanalítica.pdf Until 2026-09-09 | 202.1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.