00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16945
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Mergulhando fundo: uma sequência didática na promoção da alfabetização científica e da cultura oceânica nos anos finais do Ensino fundamental
Autor(es): Lima, Kalynne Maira Guedes
Primeiro Orientador: Mendonça, Luana Marina de Castro
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Aleilson da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Paresque, Karla
Resumo: A alfabetização científica é um processo essencial para a formação de indivíduos capazes de pensar de maneira racional e crítica, assume um papel fundamental na construção de uma consciência participativa em relação ao mundo. Para alcançar esse objetivo, uma sequência didática é uma ferramenta valiosa, pois organiza o aprendizado de forma estruturada e significativa. A escolha de um tema relevante é crucial nesse contexto, e a Cultura Oceânica emerge como um movimento de grande importância. Este movimento busca formar cidadãos conscientes e sensibilizados sobre a conservação do Oceano, promovendo a reflexão e a tomada de decisões informadas. A escola, ao integrar esse conteúdo ao currículo, pode contribuir por meio de atividades práticas, dinâmicas e transdisciplinares, potencializando o aprendizado e conectando os estudantes às questões ambientais e sociais que envolvem o Oceano. Dessa forma, o presente trabalho alia a alfabetização científica e a Cultura Oceânica ao desenvolvimento de competências socioambientais, essenciais para a formação de cidadãos comprometidos, críticos e participativos. A partir disso, foi aplicada uma Sequência Didática para identificar Indicadores de Alfabetização Científica, utilizando como temática os Princípios da Cultura Oceânica. O estudo foi realizado na Escola Estadual Padre Cabral, na Capital de Maceió-Al, no bairro Fernão Velho, tendo como público alvo estudantes do 7º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados a partir dos diálogos dos estudantes gravados em sala de aula, como também em atividades produzidas ao longo da sequência didática, como charges e desenhos com perguntas. O indicador predominante encontrado a partir das respostas dos alunos foi organização de informações. Porém foram evidenciados também os indicadores raciocínio lógico e proporcional, seriação e classificação de informações, levantamento de hipóteses, justificativa, previsão e explicação. Os princípios e conceitos da Cultura Oceânica compreendidos foram os princípios 5 e 6, como já esperado, contudo, os princípios 3, 4 e 7 também foram identificados ao longo da aplicação da Sequência Didática. Esse estudo demonstra que a aplicação de uma Sequência Didática pode ser uma ferramenta importante para incentivar o processo de alfabetização científica, assim como mostrou-se capaz de sensibilizar os estudantes por meio da promoção da Cultura Oceânica, tornando-os mais empoderados e capazes de entender, valorizar e se importar com o Oceano de forma a querer protegê-lo, restaurá-lo e garantir uma relação saudável com o Oceano.
Abstract: Scientific literacy is an essential process for shaping individuals capable of rational and critical thinking, playing a fundamental role in building participatory awareness about the world. To achieve this goal, a didactic sequence is a valuable tool, as it organizes learning in a structured and meaningful way. The choice of a relevant theme is crucial in this context, and Ocean Literacy emerges as a highly significant movement. This movement seeks to educate citizens who are aware and sensitive to ocean conservation, promoting reflection and informed decision-making. By integrating this content into the curriculum, schools can contribute through practical, dynamic, and transdisciplinary activities, enhancing learning and connecting students to the environmental and social issues surrounding the ocean. Thus, the present work combines scientific literacy and Ocean Literacy with the development of socio-environmental skills, essential for shaping committed, critical, and participatory citizens. To this end, a Didactic Sequence was implemented to identify Indicators of Scientific Literacy, using the Principles of Ocean Literacy as the theme. The study was conducted at Padre Cabral State School in the city of Maceió, Alagoas, in the Fernão Velho neighborhood, targeting 7th-grade students in the final years of elementary school. Data were collected from recorded student dialogues in the classroom, as well as from activities produced throughout the didactic sequence, such as cartoons and drawings with questions. The predominant indicator identified from the students' responses was the organization of information. However, other indicators were also evident, including logical and proportional reasoning, seriation and classification of information, hypothesis generation, justification, prediction, and xplanation. The Ocean Literacy principles and concepts understood were principles 5 and 6, as expected, though principles 3, 4, and 7 were also identified during the application of the Didactic Sequence. This study demonstrates that the application of a Didactic Sequence can be an important tool for fostering the process of scientific literacy. Additionally, it proved effective in raising students' awareness through the promotion of Ocean Literacy, empowering them to understand, value, and care for the ocean, motivating them to protect, restore, and ensure a healthy relationship with it.
Palavras-chave: Alfabetização científica (Indicadores)
Cultura oceânica
Aprendizagem
Biodiversidade
Ensino fundamental
Sequência didática
Scientific literacy (Indicators)
Ocean culture
Learning
Biodiversity
Elementary education
Didactic sequence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura
Citação: LIMA, Kalynne Maira Guedes. Mergulhando fundo: uma sequência didática na promoção da alfabetização científica e da cultura oceânica nos anos finais do Ensino fundamental. 2025. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16945
Data do documento: 7-nov-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.