00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16936
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Silvan Menezes dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2939008930884704pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, José Ricardo Lopes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9221133086233438pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Natália de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0390839043168084pt_BR
dc.creatorBarreto, Claudvan Thiago Soares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1459336999409265pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-18T14:31:51Z-
dc.date.available2025-09-08-
dc.date.available2025-09-18T14:31:51Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.citationBARRETO, Claudvan Thiago Soares. Fundamentos do game design para a educação física escolar: uma experiência com o ensino das lutas. 2025. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16936-
dc.description.abstractThis study is characterized as a qualitative study with an exploratory, descriptive, and participant observation approach. Its objective is to understand the limits and possibilities of the contribution of game design fundamentals to school Physical Education. Based on this, it was possible to organize a didactic-pedagogical sequence proposal for teaching school Physical Education using game design fundamentals; to pedagogically experiment with game design fundamentals in a practical school Physical Education teaching context; and to identify how each game design fundamental presents didactic-pedagogical possibilities for teaching Physical Education. The study population consisted of 6th-grade students from Escola Municipal Tradutor João Sampaio, Maceió – AL. There were 3 classes, totaling 120 students, aged between 11 and 16 years, with 65 male and 55 female students. The research instrument used was a field diary, which allowed for the systematic recording of impressions, ideas, thoughts, and feelings that emerged throughout the investigative process. The data collected during the teaching activities on martial arts, integrated with the use of game design fundamentals, were analyzed based on three main categories: two defined a priori, Significant Learning and Pedagogical Innovation, and one empirical category, Game Design Fundamentals for Physical Education Teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Física - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectGame designpt_BR
dc.subjectInovação pedagógicapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectSchool physical educationpt_BR
dc.subjectPedagogical innovationpt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleFundamentos do game design para a educação física escolar: uma experiência com o ensino das lutaspt_BR
dc.title.alternativeFundamentals of game design for school physical education: an experience with teaching martial artspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo caracteriza-se como um estudo de abordagem qualitativa, a pesquisa foi exploratória, descritiva e de observação participante. Tem como objetivo compreender limites e possibilidades de contribuição dos fundamentos do game design para a Educação Física escolar. A partir disto foi possível organizar uma proposta de sequência didático-pedagógica de ensino da Educação Física escolar a partir dos fundamentos do game design; experimentar pedagogicamente os fundamentos de game design em um contexto prático de ensino da Educação Física escolar e identificar como cada fundamento do game design apresenta possibilidades didático-pedagógicas para o ensino da Educação Física escolar. A população do estudo foram alunos dos 6° anos da Escola Municipal Tradutor João Sampaio, Maceió – AL. Foram 3 turmas totalizando 120 alunos, com idades entre 11 e 16 anos, sendo 65 do sexo masculino e 55 do sexo feminino. O instrumento de pesquisa usado foi o diário de campo, que permitiu o registro sistemático de impressões, ideias, pensamentos e sentimentos que emergiram ao longo do processo investigativo. Os dados coletados ao longo das atividades de ensino sobre lutas, integradas ao uso de fundamentos de game design, foram analisados com base em três categorias principais: duas definidas a priori, Aprendizagem significativa e Inovação pedagógica, e uma categoria empírica, Fundamentos de Game Design para Professores(as) de Educação Física.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fundamentos do game design para a educação física escolar: uma experiência com o ensino das lutas.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.