Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16936
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Silvan Menezes dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2939008930884704 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ferreira, José Ricardo Lopes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9221133086233438 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Natália de Almeida | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0390839043168084 | pt_BR |
dc.creator | Barreto, Claudvan Thiago Soares | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1459336999409265 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-09-18T14:31:51Z | - |
dc.date.available | 2025-09-08 | - |
dc.date.available | 2025-09-18T14:31:51Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-22 | - |
dc.identifier.citation | BARRETO, Claudvan Thiago Soares. Fundamentos do game design para a educação física escolar: uma experiência com o ensino das lutas. 2025. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16936 | - |
dc.description.abstract | This study is characterized as a qualitative study with an exploratory, descriptive, and participant observation approach. Its objective is to understand the limits and possibilities of the contribution of game design fundamentals to school Physical Education. Based on this, it was possible to organize a didactic-pedagogical sequence proposal for teaching school Physical Education using game design fundamentals; to pedagogically experiment with game design fundamentals in a practical school Physical Education teaching context; and to identify how each game design fundamental presents didactic-pedagogical possibilities for teaching Physical Education. The study population consisted of 6th-grade students from Escola Municipal Tradutor João Sampaio, Maceió – AL. There were 3 classes, totaling 120 students, aged between 11 and 16 years, with 65 male and 55 female students. The research instrument used was a field diary, which allowed for the systematic recording of impressions, ideas, thoughts, and feelings that emerged throughout the investigative process. The data collected during the teaching activities on martial arts, integrated with the use of game design fundamentals, were analyzed based on three main categories: two defined a priori, Significant Learning and Pedagogical Innovation, and one empirical category, Game Design Fundamentals for Physical Education Teachers. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Educação Física - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Game design | pt_BR |
dc.subject | Inovação pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | School physical education | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical innovation | pt_BR |
dc.subject | Meaningful learning | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.title | Fundamentos do game design para a educação física escolar: uma experiência com o ensino das lutas | pt_BR |
dc.title.alternative | Fundamentals of game design for school physical education: an experience with teaching martial arts | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo caracteriza-se como um estudo de abordagem qualitativa, a pesquisa foi exploratória, descritiva e de observação participante. Tem como objetivo compreender limites e possibilidades de contribuição dos fundamentos do game design para a Educação Física escolar. A partir disto foi possível organizar uma proposta de sequência didático-pedagógica de ensino da Educação Física escolar a partir dos fundamentos do game design; experimentar pedagogicamente os fundamentos de game design em um contexto prático de ensino da Educação Física escolar e identificar como cada fundamento do game design apresenta possibilidades didático-pedagógicas para o ensino da Educação Física escolar. A população do estudo foram alunos dos 6° anos da Escola Municipal Tradutor João Sampaio, Maceió – AL. Foram 3 turmas totalizando 120 alunos, com idades entre 11 e 16 anos, sendo 65 do sexo masculino e 55 do sexo feminino. O instrumento de pesquisa usado foi o diário de campo, que permitiu o registro sistemático de impressões, ideias, pensamentos e sentimentos que emergiram ao longo do processo investigativo. Os dados coletados ao longo das atividades de ensino sobre lutas, integradas ao uso de fundamentos de game design, foram analisados com base em três categorias principais: duas definidas a priori, Aprendizagem significativa e Inovação pedagógica, e uma categoria empírica, Fundamentos de Game Design para Professores(as) de Educação Física. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fundamentos do game design para a educação física escolar: uma experiência com o ensino das lutas.pdf | 1.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.