00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16929
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Voss, Lílian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9971525425067763pt_BR
dc.contributor.referee1Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante-
dc.contributor.referee2Aguiar, José Messias da Silva-
dc.creatorLima, Maria Tereza de-
dc.creatorSilva, Maria Edjane Xavier da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6661307080764462pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9013325084306718pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-12T17:08:54Z-
dc.date.available2025-09-12-
dc.date.available2025-09-12T17:08:54Z-
dc.date.issued2025-05-29-
dc.identifier.citationSILVA, Edjane Xavier da; LIMA, Maria Tereza de; VOSS, Lílian Kelly de Almeida Figueiredo. O resgate das brincadeiras tradicionais infantis na prática pedagógica. 2025. 21 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia à Distância) - Centro de Educação, Universidade Aberto do Brasil, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16929-
dc.description.abstractThis paper presents a Final Undergraduate Project (TCC) submitted to the Pedagogy Program at the Federal University of Alagoas (UFAL), aiming to recover traditional children's games and analyze their integration into pedagogical practices. The research promotes ludic and recreational activities that foster children's socialization and contribute to improving the quality of early childhood education. The theoretical foundation is based on authors such as Vygotsky, Brougère, Kishimoto, and others. The methodology adopted was qualitative, using bibliographic research, exploratory study, and structured and semi-structured interviews. Fieldwork was conducted at a municipal early childhood education center (CEMEI) in Maceió, AL. The results indicate that the inclusion of traditional games in the school environment enhances children's cognitive, social, and emotional development, as well as strengthens teaching and learning processes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia Ensino a Distância - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectBrincadeiras tradicionaispt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.subjectTraditional gamespt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO resgate das brincadeiras tradicionais infantis nas práticas pedagógicaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo é um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado ao Curso de Pedagogia EAD da Universidade Federal de Alagoas. Teve como objetivo resgatar as principais brincadeiras tradicionais infantis e analisar sua aplicação na prática pedagógica. A proposta busca promover atividades lúdicas e recreativas para as crianças, reforçando o processo de socialização e contribuindo para a melhoria dos indicadores qualitativos na educação infantil. Nesse sentido, o projeto propõe inserir o ato de brincar não apenas como uma forma de humanização, por meio da qual a criança aprende a se expressar e interagir de forma efetiva, mas também como uma variável significativa no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, torna-se possível criar vínculos mais duradouros entre as crianças e enriquecer o ambiente escolar. A metodologia adotada foi baseada na abordagem qualitativa, com utilização de estudos bibliográficos, pesquisa exploratória e observação indireta participante, por meio de entrevistas estruturadas e semiestruturadas. O trabalho de campo foi realizado em uma escola municipal, localizada no Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI), no município de Maceió/AL. Como resultado, concluiu-se que o resgate das brincadeiras tradicionais infantis contribui para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças dos grupos Jardim I e II. Assim, observou-se uma melhoria significativa nos indicadores qualitativos do processo educacional.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O resgate das brincadeiras tradicionais infantis nas praticas pedagogicas.pdf1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.