Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16925
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O currículo na educação escolar indígena das escolas Xukuru-Kariri em Palmeira dos Índios: resistência e anúncio |
Autor(es): | Ferreira, Lucidayne de Souza |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Ana Maria Vergne de Morais |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Bezerra, Sara Jane Cerqueira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Barros, Abdizia Maria Alves |
metadata.dc.contributor.referee2: | Bezerra, Sara Jane Cerqueira |
Resumo: | Este trabalho se constitui de uma reflexão sobre o currículo na educação escolar indígena nas escolas dos aldeamentos do povo Xukuru-Kariri, localizados na zona rural do município de Palmeira dos Índios, AL. Tem como objetivo analisar a importância da construção e firmação do currículo específico para as escolas indígenas frente à manutenção e fortalecimento da identidade do povo Xukuru-Kariri. Neste sentido, busca apresentar autonomia em um projeto de sociedade para participação e definição de um projeto político pedagógico que atenda aos interesses das comunidades tradicionais indígenas em suas escolas. A metodologia utilizada segue a linha da pesquisa de campo por meio de formulários online da plataforma google e pesquisa bibliográfica, o que possibilitou o aprofundamento de estudos e discussões sobre a educação escolar indígena e o desafio da busca por um currículo específico, enfatizando as dificuldades e os anseios que a educação escolar indígena vem enfrentando há anos. O aporte teórico usado para refletir sobre o tema em questão dialoga com diversos autores que tratam deste assunto, como Bergamaschi (2012), Eyng (2010), Grupioni (2006), Lopes (2008) e Machado (2015), Munari (2010), Santos (2006), entre outros, que fornecem informações balizadas sobre a temática em apreço. Os resultados indicam que a educação necessita desenvolver um trabalho de forma coletiva em prol da construção de um currículo específico que objetive a melhoria do ensino e aprendizagem, possibilitando aos educadores e educandos uma convivência criativa, humanizada, transformadora, solidária e cultural, integrada ao contexto no qual estão inseridos, sem desrespeitar as crenças e práticas culturais dos indígenas Xukuru-Kariri de Palmeira dos Índios. |
Abstract: | This work reflects on the curriculum in Indigenous school education in schools in the Xukuru-Kariri villages, located in the rural area of the municipality of Palmeira dos Índios, Alagoas. It aims to analyze the importance of developing and establishing a specific curriculum for Indigenous schools in maintaining and strengthening the identity of the Xukuru-Kariri people. In this sense, it seeks to present autonomy in a societal project for participation and the definition of a political pedagogical project that meets the interests of traditional Indigenous communities in their schools. The methodology used follows the line of field research through online forms on the Google platform and bibliographic research, which enabled in-depth studies and discussions on Indigenous school education and the challenge of finding a specific curriculum, emphasizing the difficulties and aspirations that Indigenous school education has faced for years. The theoretical framework used to reflect on the topic in question dialogues with several authors who address this subject, such as Bergamaschi (2012), Eyng (2010), Grupioni (2006), Lopes (2008) and Machado (2015), Munari (2010), Santos (2006), among others, who provide conceptualized information on the topic under consideration. The results indicate that education needs to develop collective work toward the development of a specific curriculum that aims to improve teaching and learning, enabling educators and students to experience creative, humanized, transformative, supportive, and cultural coexistence, integrated into the context in which they are inserted, without disrespecting the cultural beliefs and practices of the Xukuru-Kariri Indigenous people of Palmeira dos Índios. |
Palavras-chave: | Cultura Currículo Educação Indígena Culture Curriculum Education Indigenous |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia Ensino a Distância - Licenciatura |
Citação: | FERREIRA, Lucidayne de Souza. O currículo na educação escolar indígena das Escolas Xukuru-Kariri em Palmeira dos Índios: resistência e anúncio. 2025. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia a Distância) - Centro de Educação, Universidade Aberta do Brasil, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16925 |
Data do documento: | 13-jun-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O curriculo na educacao escolar indigena das escolas Xukuru-Kariri em Palmeira dos Indios - resistencia e anuncio.pdf | 621.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.