00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - DANÇA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16923
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Kamilla Mesquita-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9497299630767239pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Joyce de Matos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2176826856379550pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Reginaldo dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6161254088185124pt_BR
dc.creatorOliveira, Maria Letícia de França-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0743178381549932pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-08T14:21:09Z-
dc.date.available2025-09-05-
dc.date.available2025-09-08T14:21:09Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria Letícia de França. Improvisação em dança: a potência do desconhecido. 2025. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16923-
dc.description.abstractImprovisation is often treated in a detached manner, as the act of improvising puts us in confrontation with an unknown situation. Naturally, the body's defense mechanism is to plan future events and be in control, either through evolutionary instincts or through exposure to systems that prioritize predictability. This research proposes another perspective on the act of improvising, focused on the artistic language of dance, highlighting the power of the unknown as an important tool for learning and political-social positioning, in a democratic, autonomous and plural space. Based on bibliographical research on dance improvisation, this work seeks to dialogue with an experience report, the show Mamilos, by Coletiva Corpatômica. This show is brought as a reference for a dramaturgy that, in one of its acts, intentionally takes on the stories and memories that each improviser expresses through the body in a moment of creation in real time. In this game between improviser, memory and the unknown, the research outlines reflections on social construction in structures that do not see the unknown as a fertile field for new possibilities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Dança - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImprovisação na dançapt_BR
dc.subjectDança - Educaçãopt_BR
dc.subjectDança - Memóriapt_BR
dc.subjectDança - Aspectos políticospt_BR
dc.subjectImprovisation in dancept_BR
dc.subjectDance - Educationpt_BR
dc.subjectDance - Memorypt_BR
dc.subjectDance - Political aspectspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
dc.titleImprovisação em dança: a potência do desconhecidopt_BR
dc.title.alternativeImprovisation in dance: the power of the unknownpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA improvisação muitas vezes é tratada de maneira distanciada, pois o ato de improvisar nos coloca em confronto com uma situação desconhecida. Naturalmente, o corpo tem como mecanismo de defesa planejar eventos futuros e estar no controle, seja por instintos evolutivos, seja pela exposição a sistemas que priorizam a previsibilidade. Esta pesquisa propõe outra perspectiva sobre o ato de improvisar, voltada à linguagem artística da dança, evidenciando a potência do desconhecido como importante ferramenta de aprendizagem e posicionamento político-social, em um espaço democrático, autônomo e plural. A partir de pesquisas bibliográficas sobre improvisação em dança, o presente trabalho busca dialogar com um relato de experiência, o espetáculo Mamilos, da Coletiva Corpatômica. Esse espetáculo é trazido como referência de uma dramaturgia que, em um de seus atos, assume intencionalmente as histórias e memórias que cada improvisador expressa através do corpo em um momento de criação em tempo real. Neste jogo entre improvisador, memória e desconhecido, a pesquisa traça reflexões sobre a construção social em estruturas que não enxergam o desconhecido como campo fértil para novas possibilidades.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - DANÇA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Improvisação em dança: a potência do desconhecido.pdfImprovisação em dança: a potência do desconhecido395.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.