Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16923
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Kamilla Mesquita | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9497299630767239 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barbosa, Joyce de Matos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2176826856379550 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Reginaldo dos Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6161254088185124 | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Maria Letícia de França | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0743178381549932 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-09-08T14:21:09Z | - |
dc.date.available | 2025-09-05 | - |
dc.date.available | 2025-09-08T14:21:09Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-22 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Maria Letícia de França. Improvisação em dança: a potência do desconhecido. 2025. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16923 | - |
dc.description.abstract | Improvisation is often treated in a detached manner, as the act of improvising puts us in confrontation with an unknown situation. Naturally, the body's defense mechanism is to plan future events and be in control, either through evolutionary instincts or through exposure to systems that prioritize predictability. This research proposes another perspective on the act of improvising, focused on the artistic language of dance, highlighting the power of the unknown as an important tool for learning and political-social positioning, in a democratic, autonomous and plural space. Based on bibliographical research on dance improvisation, this work seeks to dialogue with an experience report, the show Mamilos, by Coletiva Corpatômica. This show is brought as a reference for a dramaturgy that, in one of its acts, intentionally takes on the stories and memories that each improviser expresses through the body in a moment of creation in real time. In this game between improviser, memory and the unknown, the research outlines reflections on social construction in structures that do not see the unknown as a fertile field for new possibilities. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Dança - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Improvisação na dança | pt_BR |
dc.subject | Dança - Educação | pt_BR |
dc.subject | Dança - Memória | pt_BR |
dc.subject | Dança - Aspectos políticos | pt_BR |
dc.subject | Improvisation in dance | pt_BR |
dc.subject | Dance - Education | pt_BR |
dc.subject | Dance - Memory | pt_BR |
dc.subject | Dance - Political aspects | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA | pt_BR |
dc.title | Improvisação em dança: a potência do desconhecido | pt_BR |
dc.title.alternative | Improvisation in dance: the power of the unknown | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A improvisação muitas vezes é tratada de maneira distanciada, pois o ato de improvisar nos coloca em confronto com uma situação desconhecida. Naturalmente, o corpo tem como mecanismo de defesa planejar eventos futuros e estar no controle, seja por instintos evolutivos, seja pela exposição a sistemas que priorizam a previsibilidade. Esta pesquisa propõe outra perspectiva sobre o ato de improvisar, voltada à linguagem artística da dança, evidenciando a potência do desconhecido como importante ferramenta de aprendizagem e posicionamento político-social, em um espaço democrático, autônomo e plural. A partir de pesquisas bibliográficas sobre improvisação em dança, o presente trabalho busca dialogar com um relato de experiência, o espetáculo Mamilos, da Coletiva Corpatômica. Esse espetáculo é trazido como referência de uma dramaturgia que, em um de seus atos, assume intencionalmente as histórias e memórias que cada improvisador expressa através do corpo em um momento de criação em tempo real. Neste jogo entre improvisador, memória e desconhecido, a pesquisa traça reflexões sobre a construção social em estruturas que não enxergam o desconhecido como campo fértil para novas possibilidades. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - DANÇA - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Improvisação em dança: a potência do desconhecido.pdf | Improvisação em dança: a potência do desconhecido | 395.19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.