00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16912
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Rodrigo César Reis de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2448160679532667pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Victor Diogho Heuer de-
dc.contributor.referee2Albuquerque Júnior, Antônio Eduardo de-
dc.creatorArruda, José Ewerton Barbosa de-
dc.date.accessioned2025-09-04T18:41:28Z-
dc.date.available2025-09-04-
dc.date.available2025-09-04T18:41:28Z-
dc.date.issued2024-11-19-
dc.identifier.citationARRUDA, José Ewerton Barbosa de. Adoção de Tecnologias da Informação e Transformação Digital no contexto discente durante Pandemia de COVID-19. 2025. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16912-
dc.description.abstractThe increasing use of technologies is the result of the need to adapt to the processes of Information Technology (IT) Adoption and Digital Transformation (DT). As a consequence of the pandemic caused by the coronavirus, students had to adopt Information Technologies to ensure the continuity of academic, professional, and consumer activities. This research presents an analysis of Information Technology Adoption and Digital Transformation in the Student Context during the COVID-19 Pandemic.Regarding the methodology, this research has a quantitative nature with descriptive and exploratory characteristics. For data collection and analysis, a semi-structured questionnaire was developed based on a literature review on Information Technology and Digital Transformation, focusing on the dimensions and indicators of the study. The questionnaire was administered to students from the Faculty of Economics, dministration, and Accounting (FEAC) at the Federal University of Alagoas (UFAL). Based on the results, it is possible to conclude that during the COVID-19 pandemic, students had to adapt to new forms of work/internship, study, communication, and consumption. It became evident that new technological solutions contributed to the continuity of students' activities, maintaining normalcy in some aspects of daily life. Information Technology enabled connectivity among family and friends and was essential for students' teaching and learning processes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Administração - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia da Informaçãopt_BR
dc.subjectTransformação Digitalpt_BR
dc.subjectPandemia COVID-19pt_BR
dc.subjectInformation Technologypt_BR
dc.subjectDigital Transformationpt_BR
dc.subjectCovid-19 Pandemicpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleAdoção de Tecnologias da Informação e Transformação Digital no contexto discente durante Pandemia de COVID-19pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA crescente utilização de Tecnologias é o resultado da necessidade de adaptação aos processos de Adoção de Tecnologia da Informação (TI) e Transformação Digital (TD). Em decorrência da pandemia causada pelo coronavírus, os discentes tiveram que adotar Tecnologias da Informação para a continuidade das atividades acadêmicas, profissionais e de consumo. Esta pesquisa apresenta uma análise da Adoção de Tecnologia da Informação e Transformação Digital no Contexto Discente durante a Pandemia de COVID-19. No que diz respeito à metodologia, esta pesquisa tem natureza quantitativa de caráter descritivo e exploratório. Para a coleta e análise dos dados, foi elaborado um questionário semiestruturado baseado em uma revisão de literatura sobre Tecnologia da Informação e Transformação Digital baseado nas dimensões e indicadores do estudo. O questionário foi aplicado para discentes da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEAC da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Diante dos resultados é possível concluir que durante a pandemia causada pelo COVID-19, os discentes tiveram que se adaptar às novas formas de trabalho/estágio, estudo, comunicação e consumo. Ficou evidente que as novas soluções tecnológicas contribuíram para a continuidade das atividades dos discentes, mantendo a normalidade em alguns aspectos do cotidiano. A Tecnologia da Informação permitiu a conectividade entre familiares e amigos, assim como, foi fundamental para o ensino-aprendizagem dos discentes.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.