00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - DANÇA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16908
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Noemi Mello Loureiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5484585230502652pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Ana Clara-
dc.contributor.referee2Lima, Maciel Ferreira de-
dc.creatorLima, Alessandra Sandes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4755015103926561pt_BR
dc.date.accessioned2025-09-04T17:48:02Z-
dc.date.available2025-09-04-
dc.date.available2025-09-04T17:48:02Z-
dc.date.issued2024-12-03-
dc.identifier.citationLIMA, Alessandra Sandes. “Dança cigana como resistência cultural: a trajetória de Anne Kellen em Maceió”. 2025. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16908-
dc.description.abstractThis research aims to explore Romani dance from a critical historical perspective, challenging common stereotypes and highlighting its cultural significance within the context of Alagoas. Focusing on the career of teacher and dancer Anne Kellen in Maceió, the study seeks to understand how Romani dance relates to identity formation in the region and its contribution to the preservation of cultural traditions. The work is divided into four main parts. The introduction outlines the study’s objectives and its significance. The second section details the adopted methodology, explaining the analytical procedures used to comprehend the practice of Romani dance and its impact. Next, the study presents a historical overview of Romani dance, from its origins to its transformations over time, considering external influences and local adaptations. Finally, the conclusions highlight Romani dance as a form of cultural resistance in the face of challenges encountered by the Romani community, especially the lack of institutional recognition. The research also reflects on Anne Kellen’s contribution, whose work has been essential to preserving the tradition in Maceió. The study further suggests potential directions for future research aimed at strengthening the recognition and appreciation of Romani dance as an integral part of Alagoas’ cultural heritage.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Dança - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectArte do movimentopt_BR
dc.subjectDança ciganapt_BR
dc.subjectRomani Dancept_BR
dc.subjectAlagoas Culturept_BR
dc.subjectCultural Resistancept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
dc.title“Dança cigana como resistência cultural: a trajetória de Anne Kellen em Maceió”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo explorar a dança cigana sob uma perspectiva histórica crítica, desafiando os estereótipos comuns e ressaltando sua importância cultural no contexto alagoano. Focalizando a trajetória da professora e dançarina Anne Kellen em Maceió, a pesquisa busca entender como a dança cigana se relaciona com a construção de identidade na região e sua contribuição para a preservação de tradições culturais. O trabalho está dividido em quatro partes principais. Na introdução, são delineados os objetivos e a importância do estudo. O segundo tópico detalha a metodologia adotada, explicando os procedimentos de análise utilizados para compreender a prática da dança cigana e seu impacto. Em seguida, o estudo apresenta um panorama histórico da dança cigana, desde suas origens até suas transformações ao longo do tempo, considerando as influências externas e as adaptações locais. Por fim, as conclusões destacam a dança cigana como uma prática de resistência cultural frente aos desafios enfrentados pela comunidade cigana, especialmente a falta de reconhecimento institucional. A pesquisa também reflete sobre a contribuição de Anne Kellen, que, com seu trabalho, tem sido fundamental para a preservação da tradição em Maceió. O estudo sugere, ainda, possíveis direções para investigações futuras, visando fortalecer o reconhecimento e a valorização da dança cigana como parte integral do patrimônio cultural alagoano.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - DANÇA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dança cigana como resistência cultural_a trajetória de Anne Kellen em Maceió.pdf“Dança cigana como resistência cultural: a trajetória de Anne Kellen em Maceió”1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.