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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16899
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Congruência e inconsistências entre PIBID e PRP da licenciatura em matemática: relatos de experiência discente |
Autor(es): | Silva, Marcos Jonathan Teixeira da |
Primeiro Orientador: | Lima, Juliana Roberta Theodoro de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lozada, Cláudia de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Barbosa, Isnaldo Isaac |
Resumo: | Este trabalho trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva, consistindo num relato de experiência sobre o PIBID e o PRP. O objetivo do estudo foi analisar as vivências nos referidos programas destacando os aspectos de conformidade e as inconsistências observadas entre os dois programas no curso de Licenciatura em Matemática. O PIBID e o Programa de Residência Pedagógica em Matemática são iniciativas do governo brasileiro voltadas à formação de professores para a educação básica. O PIBID em Matemática oferece bolsas a estudantes de licenciatura para que tenham experiência prática nas escolas públicas. Já a Residência Pedagógica também é voltada para estudantes de licenciatura em Matemática, mas foca em um modelo de residência, onde o residente atua diretamente nas escolas sob supervisão de um professor orientador e de um preceptor. Esse programa permite uma vivência no cotidiano escolar, preparando os licenciandos em Matemática para lidar com os desafios da profissão docente e contribuindo para a melhoria da educação pública. Os resultados da pesquisa em relação aos aspectos estruturais demonstram que os recursos didáticos das escolas em que os programas foram desenvolvidos estavam defasados, não havia espaços como laboratório de Matemática para práticas específicas, o laboratório de informática não podia ser utilizado e havia problemas de segurança nas escolas. Em relação aos aspectos didáticos, os programas contribuíram para que os alunos além de aprenderem e revisarem os conteúdos matemáticos, desenvolvessem jogos matemáticos mobilizando a criatividade e a aumentando interesse pelas aulas de Matemática. Sobre a formação docente, os programas possibilitaram experiências com as práticas pedagógicas, a compreensão da dinâmica na relação entre professor e aluno, o cotidiano escolar e suas nuances e o aprimoramento do desenvolvimento profissional ainda na formação inicial. |
Abstract: | This work is a qualitative and descriptive research, consisting of an experience report on PIBID and PRP. The objective of the study was to analyze the experiences in these programs, highlighting the aspects of conformity and inconsistencies observed between the two programs in the Mathematics Degree course. PIBID and the Pedagogical Residency Program in Mathematics are initiatives of the Brazilian government aimed at training teachers for basic education. PIBID in Mathematics offers scholarships to undergraduate students to have practical experience in public schools. The Pedagogical Residency is also aimed at undergraduate students in Mathematics, but focuses on a residency model, where the resident works directly in schools under the supervision of an advisor teacher and a preceptor. This program allows an experience in the school routine, preparing Mathematics students to deal with the challenges of the teaching profession and contributing to the improvement of public education. The results of the research in relation to the structural aspects demonstrate that the didactic resources of the schools in which the programs were developed were outdated, there were no spaces such as a Mathematics laboratory for specific practices, the computer laboratory could not be used and there were security problems in the schools. Regarding the didactic aspects, the programs contributed to the students, in addition to learning and reviewing mathematical content, to develop mathematical games, mobilizing creativity and increasing interest in Mathematics classes. Regarding teacher training, the programs enabled experiences with pedagogical practices, the understanding of the dynamics in the relationship between teacher and student, the school daily life and its nuances and the improvement of professional development still in initial training. |
Palavras-chave: | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) Brasil. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Residência Pedagógica Formação de professores Matemática Teacher Training Mathematics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Matemática - Bacharelado |
Citação: | SILVA, Marcos Jonathan Teixeira da. Congruência e inconsistências entre PIBID e PRP da licenciatura em matemática: relatos de experiência discente. 2025. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16899 |
Data do documento: | 6-dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM |
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