Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16885
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Relato da aplicação de metodologias ativas no curso de Ciências Contábeis no estado de Alagoas |
Autor(es): | Cardoso, Karyne Francisco de Carvalho Silva Filho, Layla Cristina |
Primeiro Orientador: | Carvalho, Esdras dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Hélio Felipe de Almeida |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ferreira, Tarciana Borges |
Resumo: | O presente estudo tem como principal objetivo relatar a experiência da aplicação e compreensão de Metodologias Ativas aplicadas em sala de aula no Curso de Ciências Contábeis, integrando a percepção dos alunos sobre sua eficácia no processo de aprendizagem. O estudo tem caráter descritivo com abordagem qualitativa. A aplicação das Metodologias Ativas transcorreu no ambiente acadêmico através do método sala de aula invertida e aprendizagem baseada em grupo através do método ativo Team-Based Learning o TBL com a utilização de questionários e estudo de caso com graduandos de Ciências Contábeis das disciplinas de Controladoria e História e Teoria da Contabilidade do Estado de Alagoas. Conforme os relatos dos discentes, após a aplicação das Metodologias Ativas aplicadas em sala de aula houve uma melhora no processo de aprendizagem e um aumento no desenvolvimento da autonomia acadêmica. Contudo os entrevistados demonstraram conhecimento sobre Metodologias Ativas e consideraram esse tipo de metodologia mais efetivo que a metodologia tradicional utilizada no espaço educacional. |
Abstract: | The present study aims to report the experience of applying and understanding Active Methodologies in the classroom of the Accounting Sciences course, integrating students' perceptions of their effectiveness in the learning process. The study is descriptive with a qualitative approach. The application of Active Methodologies took place in the academic environment through the flipped classroom method and group-based learning via the active Team-Based Learning (TBL) method, using questionnaires and case studies with Accounting Sciences undergraduates from the disciplines of Management Accounting and History and Theory of Accounting in the state of Alagoas. According to student reports, after the application of Active Methodologies in the classroom, there was an improvement in the learning process and an increase in the development of academic autonomy. However, the respondents demonstrated knowledge of Active Methodologies and considered this type of methodology more effective than the traditional methodology used in the educational setting. |
Palavras-chave: | Metodologia Ativa Sala de aula invertida Team - Based Learning – TBL Active methodology Flipped classroom Team-Based Learning – TBL |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Contábeis - Bacharelado |
Citação: | CARDOSO, Karyne Francisco de Carvalho; SILVA FILHO, Layla Cristina. Relato da aplicação de metodologias ativas no curso de Ciências Contábeis no estado de Alagoas. 2025. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Campus Santana do Ipanema, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16885 |
Data do documento: | 16-out-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relato da aplicação de metodologias ativas no curso de Ciências Contábeis no estado de Alagoas.pdf | 352.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.