00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16870
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Conhecimento de regras do futsal entre jovens praticantes na categoria sub 15: um estudo de caso
Autor(es): Santos, Carlos André da Silva
Primeiro Orientador: Moura, Eriberto José Lessa de
metadata.dc.contributor.referee1: Lima Filho, Antônio Passos
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Silvan Menezes dos
Resumo: O futsal é um dos esportes coletivos mais populares no mundo, sendo considerado como a porta de entrada para crianças e jovens no mundo esportivo. No Brasil, o futsal tem uma grande influência no ambiente escolar, sendo um esporte considerado como um futebol reduzido. Apesar de sua semelhança com o futebol praticado em campo, o futsal tem suas características e diferenças bem definidas. Essas características são notadas facilmente, desde o ambiente onde é praticado, números de jogadores e pelas regras presentes nas partidas. Diante disto, o objetivo desta pesquisa foi identificar o nível de conhecimento das regras do futsal em discentes de escolas da rede de ensino de Maceió-AL Este estudo tratou-se de uma pesquisa de campo descritiva, com uma abordagem quantitativa por meio de um questionário. A amostra foi composta por 16 alunos do sexo masculino, com idade entre 14 e 16 anos, e que fazem parte de equipes sub15 de futsal de sua respectiva escola. A partir da pontuação obtida no questionário, identificamos que o nível de conhecimento desses participantes se encontra abaixo do esperado quando se trata do conhecimento de regras do futsal, visto que apenas, metade dos participantes conseguiram acertar acima de 50% da pontuação total, e na somatória total dos pontos dos 16 participantes, eles tiveram um índice de acertos de 48,9% (133/272). Tais resultados implicam pela necessidade de uma intervenção pedagógica teórico-prática no ambiente de treino do/a professor/a que estará a frente desses escolares praticantes da modalidade ampliando o nível de conhecimento das Regras no intuito de melhorar o índice de performance principalmente nos aspectos táticos (tomadas de decisão mais assertivas) durante as partidas.
Abstract: Futsal is one of the most popular team sports in the world, and is considered the gateway for children and young people to enter the world of sports. In Brazil, futsal has a great influence in the school environment, being a sport considered as a reduced-sided football. Despite its similarity to football played on the field, futsal has its own well-defined characteristics and differences. These characteristics are easily noticed, from the environment where it is played, the number of players and the rules present in the matches. In view of this, the objective of this research was to identify the level of knowledge of futsal rules among students from schools in the education network of Maceió-AL. This study was a descriptive field research, with a quantitative approach through a questionnaire. The sample consisted of 16 male students, aged between 14 and 16 years old, who are part of under-15 futsal teams at their respective school. Based on the scores obtained in the questionnaire, we identified that the level of knowledge of these participants is below expectations when it comes to knowledge of futsal rules, since only half of the participants managed to score more than 50% of the total score, and in the total sum of the points of the 16 participants, they had a success rate of 48.9% (133/272). These results imply the need for a theoretical-practical pedagogical intervention in the training environment of the teacher who will be in charge of these students practicing the sport in order to improve the performance index mainly in tactical aspects (more assertive decision-making) during the matches.
Palavras-chave: Futsal
Conhecimento de regras
Tomada de decisão
Jogos esportivos e escolares
Knowledge of rules
Decision-making
School sports games
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física - Licenciatura
Citação: SANTOS, Carlos André da Silva. Conhecimento de regras do futsal entre jovens praticantes na categoria sub 15: um estudo de caso. 2025. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16870
Data do documento: 4-dez-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Conhecimento de regras do futsal entre jovens praticantes na categoria sub 15_um estudo de caso.pdfConhecimento de regras do futsal entre jovens praticantes na categoria sub 15: um estudo de caso3.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.