Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16848
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Janayna Paula Lima de Souza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1756972365624957 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Pereira Filho, Adalberto Duarte | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1633841046875981 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Figueiredo, Pedro Paulo Viana | - |
dc.contributor.referee2 | Pereira Filho, Adalberto Duarte | - |
dc.creator | Paula, Levylma Araújo de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4142648023860084 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-08-27T21:51:27Z | - |
dc.date.available | 2025-08-27 | - |
dc.date.available | 2025-08-27T21:51:27Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-19 | - |
dc.identifier.citation | PAULA, Levylma Araújo de; PEREIRA FILHO, Adalberto Duarte; SANTOS, Janayna Paula Lima de Souza. Educação especial sob a ótica da transdisciplinaridade: um novo olhar no acolhimento discente. 2025. 15 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16848 | - |
dc.description.abstract | Initially characterized by segregative and clinical therapeutic care, Special Education has evolved into a model of inclusion, which was strengthened by the National Policy on Special Education from the Perspective of Inclusive Education (2008). Inclusive education proposes the coexistence of students with and without disabilities in the same school environment, guaranteeing the right to education without discrimination. In this context, we present the concept of welcoming as a promoter of breaking down attitudinal barriers through a relationship based on empathy, justice, and otherness, and transdisciplinarity as an approach that integrates different areas of knowledge, expanding the perception of human beings and promoting more humane educational care. Therefore, the focus of this study is to understand Special Education from the perspective of transdisciplinarity, proposing a new model of student welcoming that aims to meet educational needs in a more inclusive and effective manner. The article uses qualitative research with a literature review, investigating how a transdisciplinary perspective can contribute to the development of the teaching competencies necessary to transform their practices and promote an inclusive school environment. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Acolhimento discente | pt_BR |
dc.subject | Transdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Competências docentes | pt_BR |
dc.subject | Special education | pt_BR |
dc.subject | Transdisciplinary | pt_BR |
dc.subject | Teaching competencies | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Educação especial sob a ótica da transdisciplinaridade: um novo olhar no acolhimento discente | pt_BR |
dc.type | Especialização | pt_BR |
dc.description.resumo | Inicialmente marcada por um atendimento segregativo e clínico terapêutico, a Educação Especial tem evoluído para um modelo de inclusão, que se fortaleceu com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). A educação inclusiva propõe a convivência de alunos com e sem deficiência no mesmo espaço escolar, garantindo o direito à educação sem discriminação. Nesse contexto, apresentamos o conceito de acolhimento como promotor da quebra de barreiras atitudinais por meio de uma relação baseada na empatia, justiça e alteridade, e a transdisciplinaridade apresentada como uma abordagem que integra diferentes áreas do conhecimento, ampliando a percepção do ser humano e promovendo um atendimento educacional mais humanizado. Assim, o foco deste estudo é compreender a Educação Especial sob a ótica da transdisciplinaridade, propondo um novo modelo de acolhimento discente que vise atender às necessidades educacionais de forma mais inclusiva e eficaz. O artigo adota a pesquisa qualitativa com revisão bibliográfica, investigando como a perspectiva transdisciplinar pode contribuir para o desenvolvimento das competências docentes necessárias para transformar suas práticas e promover um ambiente escolar inclusivo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA PERPECTIVA TRANSDICIPLINAR - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educacao especial sob a otica da transdisciplinaridade - um novo olhar no acolhimento discente.pdf | 321.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.