Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16846
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Janayna Paula Lima de Souza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://lattes.cnpq.br/1756972365624957 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Pereira Filho, Adalberto Duarte | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1633841046875981 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lima, Ana Eliza da Rocha | - |
dc.contributor.referee2 | Pereira Filho, Adalberto Duarte | - |
dc.creator | Silva, Cristina Lopes da | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/9439376277979013 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-08-27T19:00:42Z | - |
dc.date.available | 2025-08-27 | - |
dc.date.available | 2025-08-27T19:00:42Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-19 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Cristina Lopes da; PEREIRA FILHO, Adalberto Duarte; SANTOS, Janayna Paula Lima de Souza. O brincar, a brincadeira e o brinquedo na educação. 2025. 21 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16846 | - |
dc.description.abstract | Playing, play, and toys are central concepts in childhood that contribute to children's development, encompassing cognitive, emotional, and social aspects. This work, based on the theories of Winnicott, Vygotsky, Borba, Kishimoto, and Wallon, among others, explores how these elements interact and contribute to the comprehensive development of children in education, as well as in their lives. Although each of these terms has a specific function, they are interconnected and promote the child's comprehensive growth, fostering cognitive, emotional, social, cultural, and other growth, helping children interact and live in the world and with the people around them. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.subject | Brincadeira | pt_BR |
dc.subject | Brinquedo | pt_BR |
dc.subject | Play | pt_BR |
dc.subject | Toy | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O brincar, a brincadeira e o brinquedo na educação | pt_BR |
dc.type | Especialização | pt_BR |
dc.description.resumo | O brincar, a brincadeira e o brinquedo são conceitos centrais na infância que contribuem no desenvolvimento das crianças, abrangendo aspectos cognitivos, emocionais e sociais. Este trabalho, fundamentado nas teorias de Winnicott, Vygotsky, Borba, Kishimoto, Wallon, entre outros, explora como esses elementos interagem e contribuem para um desenvolvimento integral das crianças na educação, assim como em sua vida. Embora cada um desses termos tenha uma função específica, eles estão interconectados e promovem o crescimento amplo da criança, fomentando, o crescimento cognitivo, emocional, social, cultural etc., auxiliando a criança a se interagir e a viver no mundo e com as pessoas ao seu redor. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA PERPECTIVA TRANSDICIPLINAR - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O brincar a brincadeira e o brinquedo na educacao.pdf | 255.19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.