00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA PERPECTIVA TRANSDICIPLINAR - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16846
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Janayna Paula Lima de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/1756972365624957pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pereira Filho, Adalberto Duarte-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1633841046875981pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Ana Eliza da Rocha-
dc.contributor.referee2Pereira Filho, Adalberto Duarte-
dc.creatorSilva, Cristina Lopes da-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9439376277979013pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-27T19:00:42Z-
dc.date.available2025-08-27-
dc.date.available2025-08-27T19:00:42Z-
dc.date.issued2024-10-19-
dc.identifier.citationSILVA, Cristina Lopes da; PEREIRA FILHO, Adalberto Duarte; SANTOS, Janayna Paula Lima de Souza. O brincar, a brincadeira e o brinquedo na educação. 2025. 21 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16846-
dc.description.abstractPlaying, play, and toys are central concepts in childhood that contribute to children's development, encompassing cognitive, emotional, and social aspects. This work, based on the theories of Winnicott, Vygotsky, Borba, Kishimoto, and Wallon, among others, explores how these elements interact and contribute to the comprehensive development of children in education, as well as in their lives. Although each of these terms has a specific function, they are interconnected and promote the child's comprehensive growth, fostering cognitive, emotional, social, cultural, and other growth, helping children interact and live in the world and with the people around them.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinarpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectBrinquedopt_BR
dc.subjectPlaypt_BR
dc.subjectToypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO brincar, a brincadeira e o brinquedo na educaçãopt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoO brincar, a brincadeira e o brinquedo são conceitos centrais na infância que contribuem no desenvolvimento das crianças, abrangendo aspectos cognitivos, emocionais e sociais. Este trabalho, fundamentado nas teorias de Winnicott, Vygotsky, Borba, Kishimoto, Wallon, entre outros, explora como esses elementos interagem e contribuem para um desenvolvimento integral das crianças na educação, assim como em sua vida. Embora cada um desses termos tenha uma função específica, eles estão interconectados e promovem o crescimento amplo da criança, fomentando, o crescimento cognitivo, emocional, social, cultural etc., auxiliando a criança a se interagir e a viver no mundo e com as pessoas ao seu redor.pt_BR
Aparece nas coleções:ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA PERPECTIVA TRANSDICIPLINAR - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O brincar a brincadeira e o brinquedo na educacao.pdf255.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.