00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA PERPECTIVA TRANSDICIPLINAR - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16845
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mercado, Luís Paulo Leopoldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Daniela de Jesus-
dc.contributor.referee2Santos, Weider Alberto Costa-
dc.creatorAvelina, Cosme-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9601190943917650pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-27T18:38:40Z-
dc.date.available2025-08-27-
dc.date.available2025-08-27T18:38:40Z-
dc.date.issued2024-10-23-
dc.identifier.citationAVELINA, Cosme. Direitos humanos e gestão: uma reflexão sobre inclusão no contexto do conselho escolar. 2025. 18 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16845-
dc.description.abstractAccess to civil and educational rights does not guarantee that they will be effectively exercised by the target audience, especially when there are no adequate material conditions for their promotion, even with legal support. This study addresses inclusive education in the context of educational management, highlighting that accessibility for Persons with Disabilities (PwD) is still not fully met in schools, despite laws guaranteeing the right to inclusion. We explore the human role and the legislation that supports Inclusive Education in Brazilian education management, reflecting on this topic from a dialectical perspective of social formation. The School Council is the pillar of action in this process of consolidating rights in the environment designed for inclusive education. Education for all guarantees access to education for the lower classes, promoting democratic management and the autonomy of school councils. This union enhances community participation in internal and school decisions, influencing inclusion. Thus, cooperation between management and the educational/local community is fundamental to transforming the contradictory context of educational exclusion. The research was developed using a qualitative approach, which suggests that the meaning attached to the fact is more relevant than its quantification, exploring the texts in search of interest in inclusion in the school environment with concepts that promote improvements. The research method selected for this study was bibliographic research because of its flexibility and importance as a basis for theoretical-conceptual exploration.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinarpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectConselho escolarpt_BR
dc.subjectHuman rightspt_BR
dc.subjectEducational managementpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectSchool councilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDireitos humanos e gestão: uma reflexão sobre inclusão no contexto do conselho escolarpt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoO acesso a direitos civis e educacionais não garante que sejam efetivamente exercidos pelo público-alvo, especialmente quando não há condições materiais adequadas para sua promoção, mesmo com o respaldo legal. Este estudo aborda a educação inclusiva no contexto da gestão educacional, destacando que a acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD) ainda não é plenamente atendida nas escolas, apesar das leis que garantem o direito à inclusão. Exploramos o papel humano e as legislações que sustentam a Educação Inclusiva na gestão da educação brasileira, refletindo sobre essa temática sob uma perspectiva dialética da formação social. Está na importância do Conselho Escolar o pilar da ação nesse processo de consolidação de direitos no ambiente destinado à educação inclusiva. A educação para todos garante o acesso ao ensino para as camadas populares, promovendo uma gestão democrática e a autonomia dos conselhos escolares. Essa união potencializa a participação comunitária nas decisões internas e escolares, influenciando a inclusão. Assim, a cooperação entre a gestão e a comunidade educacional/local é fundamental para transformar o contexto contraditório da exclusão educacional. A pesquisa foi desenvolvida por meio de abordagem qualitativa, a qual depreende que o significado posto ao fato seja mais relevante que a quantificação deste, explorando os textos em busca do interesse na inclusão no ambiente escolar com as concepções que promovam melhorias. O método de pesquisa selecionado para este estudo foi à pesquisa bibliográfica por causa de sua flexibilidade e importância de base de exploração teórico-conceitual.pt_BR
Aparece nas coleções:ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA PERPECTIVA TRANSDICIPLINAR - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Direitos humanos e gestao - uma reflexao sobre inclusao no contexto do conselho escolar.pdf299.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.