00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA PERPECTIVA TRANSDICIPLINAR - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16844
Tipo: Especialização
Título: Educação transdisciplinar: um caminho para a inovação educacional
Autor(es): Santos, Alíson Wagner dos
Primeiro Orientador: Barros, Abdízia Maria Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Janayna Paula Lima de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Noélia Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.referee3: Sobral, Marcos Paulo de Oliveira
Resumo: O artigo destaca a relevância da educação transdisciplinar como uma abordagem inovadora para enfrentar os desafios contemporâneos da Educação Básica no Brasil. A transdisciplinaridade propõe superar a fragmentação do ensino tradicional, integrando múltiplas disciplinas de forma holística e criativa, visando uma formação integral dos estudantes. Fundamentado em autores como Saturnino De La Torre e Paulo Freire, o estudo explora a relação entre educação e criatividade, ressaltando que o conhecimento deve ser construído por meio de experiências sociais e históricas dos sujeitos. A seção "Currículo e Transdisciplinaridade" discute a necessidade de reestruturar os currículos escolares, enfatizando a conexão entre diferentes áreas do conhecimento e o desenvolvimento de uma visão contextualizada e prática do aprendizado. A abordagem transdisciplinar no currículo incentiva projetos interdisciplinares que integrem múltiplas disciplinas em temas relevantes, como sustentabilidade, permitindo aos estudantes desenvolver habilidades críticas, colaborativas e inovadoras. A pesquisa qualitativa revelou que a implementação da transdisciplinaridade na formação de educadores é essencial para aprimorar práticas pedagógicas e preparar os alunos para os desafios do século XXI. Os principais objetivos do estudo incluem investigar os princípios da educação transdisciplinar, sensibilizar sobre a importância da integração entre disciplinas, promover a integração das dimensões mentais, emocionais e corporais na aprendizagem, e avaliar os impactos dessa abordagem na formação integral dos estudantes. As conclusões reforçam a importância de disseminar essa abordagem na comunidade educacional, destacando sua capacidade de formar cidadãos preparados para lidar com a complexidade do mundo atual e construir uma sociedade mais inovadora, resiliente, humana, justa e solidária.
Abstract: The article highlights the relevance of transdisciplinary education as an innovative approach to address the contemporary challenges of Basic Education in Brazil. Transdisciplinarity proposes overcoming the fragmentation of traditional teaching by integrating multiple disciplines in a holistic and creative manner, aiming for a comprehensive education for students. Based on authors such as Saturnino De La Torre and Paulo Freire, the study explores the relationship between education and creativity, emphasizing that knowledge must be constructed through individuals' social and historical experiences. The section "Curriculum and Transdisciplinarity" discusses the need to restructure school curricula, emphasizing the connection between different areas of knowledge and the development of a contextualized and practical view of learning. The transdisciplinary approach to the curriculum encourages interdisciplinary projects that integrate multiple disciplines on relevant topics, such as sustainability, enabling students to develop critical, collaborative, and innovative skills. The qualitative research revealed that implementing transdisciplinarity in teacher training is essential to improving pedagogical practices and preparing students for the challenges of the 21st century. The main objectives of the study include investigating the principles of transdisciplinary education, raising awareness of the importance of integrating disciplines, promoting the integration of mental, emotional, and physical dimensions in learning, and evaluating the impacts of this approach on the comprehensive development of students. The conclusions reinforce the importance of disseminating this approach within the educational community, highlighting its ability to develop citizens prepared to deal with the complexity of today's world and build a more innovative, resilient, humane, just, and supportive society.
Palavras-chave: Educação transdisciplinar
Complexidade
Formação integral
Currículo
Transdisciplinary education
Complexity
Comprehensive training
Curriculum
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar
Citação: SANTOS, Alíson Wagner dos. Educação transdisciplinar: um caminho para a inovação educacional. 2025. 16 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16844
Data do documento: 19-out-2024
Aparece nas coleções:ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA PERPECTIVA TRANSDICIPLINAR - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educacao transdisciplinar - um caminho para a inovação educacional.pdf456.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.