00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Monografias de Especialização (Lato Sensu), Dissertações e Teses externas a UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16840
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Janayna Paula Lima de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1756972365624957pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pereira Filho, Adalberto Duarte-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1633841046875981pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira Filho, Adalberto Duarte-
dc.contributor.referee2Lima, Ana Eliza da Rocha-
dc.creatorSantos, Edjames Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7314131819751735pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-26T15:16:03Z-
dc.date.available2025-08-26-
dc.date.available2025-08-26T15:16:03Z-
dc.date.issued2024-10-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Edjames Alves; PEREIRA FILHO, Adalberto Duarte; SANTOS, Janayna Paula Lima de Souza. O que se discute sobre brinquedoteca em periódicos brasileiros: relações com a inclusão. 2025. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16840-
dc.description.abstractThe toy library has been the subject of research, as it is an important device, not only as a space for fun, but also as an instrument that can promote health, learning, and social inclusion. In this sense, this article aims to investigate what is discussed about toy libraries in Brazilian journals, establishing connections with the inclusion process. The study consists of a qualitative, state-of-the-art approach. Bardin's (2014) content analysis assumptions were used to analyze the selected papers. Data were collected from Brazilian journals, revealing three categories: (1) toy libraries as care tools in children's hospitalizations—highlighting the importance of play in the recovery process and emotional well-being of hospitalized children; (2) toy libraries as a learning or training tool—addressing the training of professionals in educational contexts and the use of the space as a teaching resource in pedagogy and occupational therapy courses; (3) toy library as a tool for overcoming conflicts and discussing inclusion—highlighting its role in mediating social interactions and promoting an inclusive environment where children from different backgrounds and needs can play together. It is concluded that it is necessary to strengthen this tool and integrate it with public policies that promote effective inclusion, ensuring that everyone has access to playful experiences that favor their comprehensive development.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinarpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectBrinquedotecapt_BR
dc.subjectPeriódicos brasileirospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectToy librarypt_BR
dc.subjectBrazilian journalspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO que se discute sobre brinquedoteca em periódicos brasileiros: relações com a inclusãopt_BR
dc.title.alternativeWhat is discussed about toy libraries in brazilian journals: relations with inclusionpt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoA brinquedoteca vem sendo alvo de pesquisas, uma vez que é um dispositivo importante, não apenas como espaço de diversão, mas também como instrumento que pode promover saúde, aprendizado e inclusão social. Nesse sentido, o artigo visa investigar o que é discutido sobre brinquedoteca em periódicos brasileiros, estabelecendo relações com o processo de inclusão. O estudo consiste em uma abordagem qualitativa do tipo estado do conhecimento. Utilizaram-se pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (2014) para analisar as produções selecionadas. Os dados foram coletados a partir de periódicos brasileiros, revelando três categorias: (1) brinquedoteca como ferramenta de cuidado na hospitalização de crianças — em que se destaca a importância do jogo no processo de recuperação e bem-estar emocional de crianças internadas; (2) brinquedoteca como ferramenta de aprendizagem ou formação — abordando a formação de profissionais em contextos educacionais e a utilização do espaço como recurso didático em cursos de pedagogia e terapia ocupacional; (3) brinquedoteca como dispositivo para superação de conflitos e discussão sobre inclusão — evidenciando seu papel na mediação de interações sociais e na promoção de um ambiente inclusivo, onde crianças de diferentes contextos e necessidades podem brincar juntas. Conclui-se que é necessário fortalecer esse dispositivo e integrá-lo a políticas públicas que promovam a inclusão efetiva, garantindo que todos tenham acesso a experiências lúdicas que favoreçam seu desenvolvimento integral.pt_BR
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização (Lato Sensu), Dissertações e Teses externas a UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O que se discute sobre brinquedoteca em periodicos brasileiros - relacoes com a inclusao.pdf533.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.