00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16809
Tipo: Dissertação
Título: Formação de professores para o ensino de ciências na educação infantil sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica: limites e possibilidades
Título(s) alternativo(s): Teacher educacion for science teaching in early childhood education from the perspective of historical-critical pedagogy: limits and possibilities
Autor(es): Marques, Edilene Conceição de Melo
Primeiro Orientador: Gama, Carolina Nozella
metadata.dc.contributor.referee1: Messeder Neto, Hélio da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Silvana Paulina de
Resumo: A presente pesquisa é resultado das aproximações entre Ensino de Ciências e Pedagogia Histórico-crítica percebidas pela autora enquanto mestranda da Universidade Federal de Alagoas. Seu objetivo principal é analisar as possibilidades e limites da realização de um curso de extensão, pautado na Pedagogia Histórico-crítica, sobre o ensino de ciências junto à professores de Educação Infantil. Trata-se de um estudo qualitativo com abordagem de pesquisa-ação, utilizando entrevistas estruturadas e semiestruturadas como instrumentos de coleta de dados. O referencial teórico fundamenta-se nas formulações da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural, especialmente nas seguintes produções: Vygotski (1991); Duarte (2015); Gama (2015; 2020); Lazaretti (2016); Marsiglia (2009; 2011); Martins e Duarte (2010); Pasqualini (2006; 2011; 2016) e Saviani (2003; 2019). Para atingir o objetivo proposto, realizamos os seguintes procedimentos metodológicos: 1) avaliação diagnóstica sobre o eventual conhecimento prévio dos professores em relação ao tema da pesquisa; 2) realização de minicurso de educação continuada sobre o tema de pesquisa; 3) avaliação processual do curso de extensão e questionário final, e 4) análise dos resultados obtidos. A formação continuada, pautada na Pedagogia Histórico-crítica, proporcionou experiências singulares de um momento pandêmico, dificuldades de diversas categorias foram vivenciadas, tanto pelas professoras participantes quanto pela professora formadora. O curso ofereceu conhecimentos pedagógicos articulados com a produção histórica humana, sendo observado como fator negativo o pouco tempo disponibilizado para que pudessem realizar leituras, pesquisas e estudos mais detalhados. Concluímos que foi importante a realização do curso, uma vez que profissionais de educação tiveram acesso ao conhecimento de uma teoria que vem sendo construída e difundida com o objetivo de tornar o saber propriedade de todos.
Abstract: The present research is the result of the approximations between Science Teaching and Critical-Historical Pedagogy perceived by the author as a Master's student at the Federal University of Alagoas. Its main goal is to analyze the possibilities and limits of the contribution of Critical-Historical Pedagogy to the continuing education of preschool teachers, considering the teaching of science in preschool. This is a qualitative study with an action-research approach, using structured and semi-structured interviews as instruments for data collection. The central question of this study is: does the application of the extension course, focusing on PHC and science teaching in early childhood education, contribute to the training/improvement of teachers who are already teaching at this stage of basic education? The theoretical framework is based on the formulations of critical-historical pedagogy and cultural-historical psychology, especially in the following productions: Vygotsky (1991); Duarte (2015); Gama (2015; 2020); Lazaretti (2016); Marsiglia (2009; 2011); Martins and Duarte (2010); Pasqualini (2006; 2011; 2016) and Saviani (2003; 2019). To achieve the proposed objective, we will carry out the following methodological procedures: 1) diagnostic evaluation about the eventual previous knowledge of teachers in relation to the research theme; 2) realization of a continuing education minicourse about the research theme; 3) procedural evaluation that will take place during the extension course and with the use of a final questionnaire, and 4) analysis of the results obtained. It is expected that the continued formation, based on historical-critical Pedagogy, will provide practices that overcome empiricism and are made possible by voluntary and conscious pedagogical practices, enabling a process of construction of the valorization of the human being, a being that is constructed from mediation with dialogicity
Palavras-chave: Pedagogia histórico-crítica
Ensino de ciências
Educação infantil
Professores - Formação
Historical-critical pedagogy
Science teaching
Early childhood education
Teachers - Training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: MARQUES, Edilene Conceição de Melo. Formação de professores para o ensino de ciências na educação infantil sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica: limites e possibilidades. 2025. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16809
Data do documento: 26-ago-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.