Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16787
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Lima, Juliana Robertha Teodoro de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7084405149962799 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barbosa, Isnaldo Isaac | - |
dc.contributor.referee2 | Grulha Júnior, Nivaldo de Goes | - |
dc.creator | Torres, Isabella Maciel | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8318653074190225 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-08-18T17:59:24Z | - |
dc.date.available | 2025-08-18 | - |
dc.date.available | 2025-08-18T17:59:24Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-30 | - |
dc.identifier.citation | TORRES, Isabella Maciel. Uma proposta pedagógica em educação financeira voltada para as operações de crédito. 2025. 66 f. Dissertação (mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16787 | - |
dc.description.abstract | Financial education is defined as a cross-cutting theme by the National Common Curricular Base (BNCC). Although it is addressed from different perspectives in various curriculum components, beyond Mathematics, there are some gaps in the curriculum re garding current topics related to various types of credit operations. Research indicates that the majority of the Brazilian population has some type of debt to pay. Therefore, this work begins by collecting data on the indebtedness of the Brazilian population. Ad ditionally, it emphasizes the importance of laws that define strategies for preparing the population for everyday consumer relations through education. As a result, an alterna tive educational material will be proposed, covering the most commonly used financial instruments by the population: credit operations, credit cards, financing, among other modalities. Finally, the responses of 3rd-year high school students to a survey focusing on their knowledge of financial topics and their ability to manage household finances will be highlighted. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Endividamento | pt_BR |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Legislação | pt_BR |
dc.subject | Crédito | pt_BR |
dc.subject | Financial education | pt_BR |
dc.subject | Indebtedness | pt_BR |
dc.subject | Planning | pt_BR |
dc.subject | Legislation | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | Uma proposta pedagógica em educação financeira voltada para as operações de crédito | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação financeira é definida como tema transversal pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Mesmo sendo tratada de diferentes óticas nos diversos componentes curriculares, além da Matemática, percebe-se algumas lacunas no currículo acerca de temas atuais que envolvem os diversos tipos de operações de crédito. Pesquisas apontam que a maioria da população brasileira possui algum tipo de dívida a pagar. Por isso, o presente trabalho inicia-se com a apuração de dados referentes ao endividamento da população brasileira. Além disso, ressalta-se a importância de leis que definam estratégias de como preparar a população para as relações de consumo no cotidiano por meio da educação. Desta forma, será proposto um material didático alternativo que contenha os instrumentos financeiros mais utilizados pela população: operações de crédito, cartão de crédito, financiamento, entre outras modalidades. Ao fim, será evidenciada as respostas de alunos do 3o ano do Ensino Médio a uma pesquisa que tem como foco, constatar o conhecimento acerca de temas financeiros e a sua habilidade em organizar as finanças da sua casa. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uma proposta pedagógica em educação financeira voltada para as operações de crédito.pdf | 3.44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.