00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16780
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lopes, Adna de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061859895008214pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira , Fabiana Pincho de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5480057780463997pt_BR
dc.contributor.referee2Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6495492068805035pt_BR
dc.creatorGrangeiro, Lívia Ester Germano-
dc.date.accessioned2025-08-15T20:00:56Z-
dc.date.available2025-08-14-
dc.date.available2025-08-15T20:00:56Z-
dc.date.issued2023-11-07-
dc.identifier.citationGRANGEIRO, Lívia Ester Germano. Reescrita e intervenção didática: orientações a uma estudante da Educação de Jovens e Adultos-EJA. 2025. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16780-
dc.description.abstractThis paper reflects on the guidelines for rewriting a text produced by a Youth and Adult Education (EJA) student. The didactic intervention process to improve the text was one of the recommendations for interns in the Supervised Internship in Portuguese Language I course, taught in the 2020.2 semester, which took place in 2021, a pandemic period affected by the novel coronavirus. Both the course and the internship practices were conducted online through synchronous meetings on the Moodle platforms and through Google Meet and WhatsApp, as well as asynchronous communication through the University's Virtual Learning Environment (VLE). The theoretical basis includes Ruiz's (1998) studies on text correction in schools and the types of corrections addressed by Serafini (1985). The aim is to identify the procedures adopted for rewriting and assess the limits and possibilities of this approach to teaching written production. This paper presents the writing process in school, which unfolds from the writing proposal to the rewriting of the final text. The analysis for the guidelines was divided into three parts: the first presented the student's prior knowledge; the second presented the rewriting proposal and intervention; and the third presented the second draft of the student's text, followed by reflections on the didactic intervention. The research results reinforce what Ohuschi and Menegassi (2013) say about teacher co-authorship of their students' texts, since the student's choices for improving her text are linked to the intern's choices at the time of the intervention, corroborating the collective nature of writing (Simões and Farias, 2013) and the connections between teacher and student in the writing process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução textual na escolapt_BR
dc.subjectReescrita de textopt_BR
dc.subjectIntervenção didáticapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectText production at schoolpt_BR
dc.subjectText rewritingpt_BR
dc.subjectDidactic interventionpt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleReescrita e intervenção didática: orientações a uma estudante da Educação de Jovens e Adultos-EJApt_BR
dc.title.alternativeRewriting and didactic intervention: guidance for a student of Youth and Adult Education-EJApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho reflete sobre as orientações para a reescrita de texto produzido por uma estudante da Educação de Jovens e Adultos-EJA. O processo de intervenção didática para a melhoria do texto constituiu-se em um dos encaminhamentos aos estagiários da disciplina Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa I, no semestre 2020.2 efetivada em 2021, período pandêmico, acometido pelo novo Corona Vírus. Tanto a disciplina quanto as ações de práticas do estágio foram encaminhadas de forma on-line através de encontros síncronos nas plataformas Moodle e pelas ferramentas Google Meet e Watzap, além de comunicação assíncrona pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA da Universidade. A base teórica contempla os estudos de Ruiz (1998) sobre correção de texto no âmbito escolar e os tipos de correção abordados por Serafini (1985), objetivando identificar os procedimentos adotados para o trabalho de reescrita, avaliando os limites e possibilidades dessa abordagem de ensino de produção escrita. Este trabalho apresenta o processo de escrita na escola, que se desenrola desde a proposta de escrita até a reescrita do texto final. A análise para as orientações foi dividida em três partes: na primeira parte, apresentou-se os conhecimentos prévios da aluna; na segunda, apresentou-se a proposta de reescrita e intervenção; e na terceira parte, apresentou-se a segunda versão do texto da aluna seguida dos reflexões sobre a intervenção didática. Os resultados da pesquisa reforçam o que Ohuschi e Menegassi (2013) dizem a respeito da coautoria do professor no texto de seus alunos, uma vez que as escolhas da aluna para melhoria de seu texto estão ligadas às escolhas desta estagiária no momento da intervenção, corroborando para a coletividade da escrita (Simões e Farias, 2013), e para os enlaces entre professor e aluno no processo de produção escrita.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reescrita e intervenção didática orientações a uma estudante da Educação de Jovens e Adultos-EJA.pdf784.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.