Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16776
Tipo: | Dissertação |
Título: | Contribuição para o aprendizado de evolução biológica: conceito evolutivo de Fitness |
Título(s) alternativo(s): | Contribution to learning biological evolution: evolutionary fitness concept |
Autor(es): | Gazele, Cauay Vianna |
Primeiro Orientador: | Sovierzoski, Hilda Helena |
metadata.dc.contributor.referee1: | Poletto, Rodrigo de Souza |
metadata.dc.contributor.referee2: | Bastos Filho, Jenner Barretto |
Resumo: | No contexto da Biologia Evolutiva, o termo Fitness pode ser traduzido como “grau de aptidão”, ou “valor adaptativo”, um conceito central para o entendimento dessa disciplina. Esse termo se refere ao quanto uma característica ou conjunto de características, biológica e/ou comportamental, pode contribuir para a capacidade de seres vivos sobreviverem e/ou se reproduzirem. Trata-se da medida em que um traço do ser vivo afeta o sucesso reprodutivo do mesmo. A Teoria da Evolução (TE) é reconhecida como o paradigma norteador das Ciências Biológicas e em documentos curriculares nacionais é ressaltada como o eixo centralizador dessa Ciência. Apesar disso, essa teoria é negligenciada em salas de aula, tanto por falta de domínio de conteúdo dos professores e estudantes, quanto por conflitos filosófico-religiosos que existem entre ela e o senso comum. Nas ideias do senso comum brasileiro há uma maior vinculação com explicações religiosas sobre os processos de diversificação da vida e a TE se apresenta como uma possibilidade de compreensão naturalista e materialista sobre a biodiversidade. O presente trabalho tem como objetivo contribuir com a compreensão de licenciandos em Ciências Biológicas sobre TE, trazendo a discussão sobre Evolução Biológica usando o conceito evolutivo de Fitness. Baseando-se na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) elabora-se uma Sequência Didática a fim de oferecer uma ferramenta pedagógica para o uso em aulas de Biologia. Na aplicação desse material efetua-se um levantamento de conhecimentos prévios antes da intervenção pedagógica e um outro, de conhecimentos adquiridos, após as atividades. Para isso os 22 voluntários elaboram individualmente tempestades de ideias e mapas conceituais, em cada um destes dois momentos. Após esta etapa, ministra-se uma aula expositiva dialogada com foco na história da construção da TE. Em seguida ocorre uma discussão sobre um texto que trata do conceito de Fitness evolutivo e apresenta-se um jogo sobre o mesmo tema. Para a análise dos dados, destacam-se os termos mais frequentes usados pelos participantes e nota-se que no material inicial os participantes destacam o nome de Darwin e termos relacionados à taxonomia. Um possível condicionante da predominância de termos ligados à taxonomia é o fato dos participantes estarem cursando a disciplina Taxonomia e Sistemática Filogenética no período de realização da pesquisa. No entanto, também cursam a disciplina de Ecologia e, apesar disso, apresentam poucos termos ligados a essa área, por exemplo, a palavra Nicho, aparece em apenas duas tempestades de ideias iniciais e em dois mapas conceituais iniciais. Nas tempestades de ideias e mapas conceituais finais ocorre um aumento para nove citações do nome de Lamarck, que antes só está citado uma vez e termos como Uso e Desuso passam de uma para quatro citações. Os resultados qualitativos apontam que o termo Fitness ainda escapa ao entendimento dos participantes, visto que está presente apenas nas tempestades de ideias finais, mas ausente nos mapas conceituais finais, indicando dificuldades em relacionar esse termo com os conceitos de evolução. No entanto o aparecimento do termo mostra que podem ter sido construídos subsunçores, os quais poderão ser usados pelos participantes em outras oportunidades de aprendizagem. Por fim, os mapas conceituais recebem uma pontuação e são categorizados, tanto os iniciais quanto os finais. A maioria dos mapas conceituais apresenta um aumento de pontuação e os poucos que apresentam diminuição, demonstram falta de habilidade dos participantes na construção dos mapas. Depois de uma nova análise do material, nota-se a presença recorrente de palavras e/ou termos relacionados a construção da teoria evolucionista, gerando então uma nova categorização quanto a presença de contexto histórico-social a respeito da TE. Em metade dos mapas conceituais finais está presente alguma referência a contextos históricos a respeito da construção dessa teoria. Assim a Sequência Didática se mostra efetiva em colaborar com o entendimento dos participantes a respeito do processo de elaboração do conhecimento científico. |
Abstract: | In the context of Evolutionary Biology, the term Fitness can be translated as “degree of aptitude”, or “adaptive value”, a central concept for understanding this discipline. This term refers to how much a characteristic or set of characteristics, biological and/or behavioral, can contribute to the ability of living beings to survive and/or reproduce. It is the extent to which a trait of the living being affects its reproductive success. The Theory of Evolution (ET) is recognized as the guiding paradigm of Biological Sciences and in national curriculum documents it is highlighted as the central axis of this Science. Despite this, this theory is neglected in classrooms, both for lack of mastery of content by teachers and students, and for philosophical-religious conflicts that exist between it and common sense. In the ideas of Brazilian common sense, there is a greater connection with religious explanations about the processes of life diversification and ET presents itself as a possibility of naturalistic and materialistic understanding of biodiversity. The present work aims to contribute to the understanding of undergraduates in Biological Sciences about ET, bringing the discussion about Biological Evolution using the evolutionary concept of Fitness. Based on the Theory of Meaningful Learning (TAS) a Didactic Sequence is elaborated in order to offer a pedagogical tool for use in Biology classes. In the application of this material, a survey of prior knowledge is carried out before the pedagogical intervention and another, of knowledge acquired after the activities. For this, the 22 volunteers individually prepare brainstorms and concept maps, in each of these two moments. After this stage, there is a dialogued expository class focusing on the history of ET construction. Then there is a discussion on a text that deals with the concept of Evolutionary Fitness and a game on the same theme is presented. For data analysis, the most frequent terms used by the participants are highlighted and it is noted that in the initial material the participants highlight Darwin's name and terms related to taxonomy. A possible condition of the predominance of terms linked to taxonomy is the fact that the participants are studying the subject Taxonomy and Phylogenetic Systematics during the period of the research. However, they are also studying Ecology and, despite this, have few terms related to this area, for example, the word Niche, appears in only two initial brainstorms and in two initial concept maps. In the final brainstorms and concept maps, there is an increase to nine citations of Lamarck's name, which before is only cited once, and terms like Use and Disuse go from one to four citations. Qualitative results indicate that the term Fitness still escapes the understanding of the participants, as it is only present in the final brainstorms, but absent in the final concept maps, indicating difficulties in relating this term to the concepts of evolution. However, the appearance of the term shows that subsumers may have been built, which could be used by the participants in other learning opportunities. Finally, concept maps are scored and categorized, both initial and final. Most concept maps show an increase in score and the few that show a decrease demonstrate the participants' lack of skill in building the maps. After a new analysis of the material, the recurrent presence of words and/or terms related to the construction of the evolutionary theory is noted, thus generating a new categorization regarding the presence of a social-historical context regarding ET. In half of the final concept maps there is some reference to historical contexts regarding the construction of this theory. Thus, the Didactic Sequence is effective in collaborating with the participants' understanding of the process of elaborating scientific knowledge. |
Palavras-chave: | Teoria da evolução Valor adaptativo Ensino de Ciências Biológicas Formação de professores Theory of evolution Adaptive value Teaching Biological Sciences Teacher training |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | GAZELE, Cauay Vianna. Contribuição para o aprendizado de evolução biológica: conceito evolutivo de Fitness. 2025. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16776 |
Data do documento: | 3-nov-2020 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Contribuição para o aprendizado de evolução biológica conceito evolutivo de Fitness.pdf | 5.6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.