00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16773
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lopes, Danielly Amatte-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4848182363467970pt_BR
dc.contributor.referee1Cantalice, Juliana Donato de Almeida-
dc.contributor.referee2Araújo, Layane Nascimento de-
dc.creatorSilva, Maria Fernanda Rodrigues da-
dc.date.accessioned2025-08-14T17:36:56Z-
dc.date.available2025-08-14-
dc.date.available2025-08-14T17:36:56Z-
dc.date.issued2024-11-13-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Fernanda Rodrigues da; LOBO, Victor Rogério Ferreira. Pausa para desenhar: identidade visual, estudo do serviço e aplicação do design de experiência para centralização das informações em um artefato digital. 2025.161 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16773-
dc.description.abstractThis study addresses the development and consolidation process of the project Pausa para Desenhar, an initiative that began as a study group focused on illustration that organically expanded its scope, requiring a visual and organizational restructuring. This restructuring was guided by a methodological and strategic process aimed at creating a Visual Identity System and improving the user experience, culminating in the development of an MVP (Minimum Viable Product), in the form of a digital artifact. The visual concept was based on the Visual Identity methodology developed by Maria Luísa Peón (2003), which was adapted to meet the project's needs and context. For the development of the artifact, the Double Diamond methodology was applied, which follows an iterative and non-linear approach, along with concepts and tools from Experience Design, Design Thinking, and Service Design, as outlined by authors including Donald Norman (2008), Moritz (2005), Stickdorn & Schneider (2014), and Teixeira (2015). As a result, a Visual Identity aligned with the brand’s new goals, a high-fidelity navigable prototype, and a Design System documenting the rules for the artifact’s construction were created.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Design - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade visualpt_BR
dc.subjectArtefato digitalpt_BR
dc.subjectDesign experimentalpt_BR
dc.subjectDesign thinkingpt_BR
dc.subjectDesign (Serviços)pt_BR
dc.subjectVisual Identitypt_BR
dc.subjectDigital Artifactpt_BR
dc.subjectExperience Designpt_BR
dc.subjectDesign Thinkingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.titlePausa para desenhar: identidade visual, estudo do serviço e aplicação do design de experiência para centralização das informações em um artefato digitalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda o processo de desenvolvimento e consolidação do projeto Pausa para Desenhar, uma iniciativa que surgiu como um grupo de estudos focado em ilustração que, de forma orgânica, expandiu seu escopo, exigindo uma reestruturação visual e organizacional. Essa reestruturação foi guiada por um processo metodológico e estratégico que visou a criação de um Sistema de Identidade Visual e a melhoria da experiência do usuário, através do estudo e desenvolvimento de um serviço, culminando na criação de um MVP (Mínimo Produto Viável), no formato de um artefato digital. A proposta de Identidade Visual foi baseada na metodologia desenvolvida e proposta por Maria Luísa Peón (2003), que foi adaptada para atender às necessidades e contexto do projeto. Já para o desenvolvimento do serviço e criação do artefato digital , foi utilizada a metodologia Duplo Diamante, que possui uma abordagem iterativa e não linear, além de conceitos e ferramentas do Design de Experiência, Design Thinking e Design de Serviços propostos por autores como Donald Norman (2008), Moritz (2005), Stickdorn & Schneider (2014) e Teixeira (2015). Como resultado, foi criada uma Identidade Visual alinhada aos novos objetivos da marca, um protótipo navegável de alta fidelidade e um Design System, no qual estão documentadas as regras de construção do artefato.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.