Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16771
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Possibilidades e dificuldades da regência de educação física nos anos finais do ensino fundamental |
Autor(es): | Santos, Millena Cavalcante dos |
Primeiro Orientador: | Toscano, Chrystiane Vasconcelos Andrade |
metadata.dc.contributor.referee1: | Aderne, Aline da Silva Ferreira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Moreira, Argenaz de Oliveira |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências vividas no cenário de regência no curso do ensino de Educação Física, vislumbrando as contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) nos desafios enfrentados na escola campo Escola Estadual Prof. Mário Broad e as possibilidades de superação com as turmas dos anos finais do ensino fundamental. De abordagem qualitativa, esse documento foi estruturado através de relatos, experiências, ações formativas, observações semiestruturadas das regências do preceptor e residentes, bem como as regências particulares e análises documentais do Subprojeto EDF PRP 2022 a 2024. Dessa forma, as informações expostas nesse documento servirão como contribuição à formação inicial de futuros professores e atuantes na área, trazendo circunstâncias singulares presentes em um ambiente de escola pública situada no bairro da Jatiúca em Maceió – AL. |
Abstract: | The present work aims to report the experiences lived in the regency scenario in the Physical Education teaching course, glimpsing the contributions of the Pedagogical Residency Program (PRP) in the challenges faced in the Escola Estadual Prof. Mário Broad and the possibilities of overcoming with classes in the final years of elementary school. With a qualitative approach, this document was structured through reports, experiences, training actions, semi-structured observations from the preceptor and resident regency, as well as private regency and documentary analyzes of the EDF PRP 2022 to 2024 Subproject. will serve as a contribution to the initial training of future teachers and those working in the area, bringing unique circumstances present in a public school environment located in the Jatiúca neighborhood in Maceió – AL. |
Palavras-chave: | Escola Ensino Fundamental Educação Física School Middle School Physical Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Educação Física - Licenciatura |
Citação: | SANTOS, Millena Cavalcante dos. Possibilidades e dificuldades da regência de educação física nos anos finais do ensino fundamental. 2025. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16771 |
Data do documento: | 2-dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Possibilidades e dificuldades da regência de educação física nos anos finais do ensino fundamental.pdf | 692.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.