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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16768
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Pinheiro, Rian Gabriel Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1447954471683870 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nogueira, Bruno Costa e Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Barros, Bruno José da Silva | - |
dc.creator | Silva, Ruan Heleno Correa da | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-14T14:56:01Z | - |
dc.date.available | 2025-08-14 | - |
dc.date.available | 2025-08-14T14:56:01Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Ruan Heleno Correa da. Heurística baseada em agrupamentos hierárquicos para resolver um problema de roteamento de veículos dinâmico e estocástico. 2025. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) – Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16768 | - |
dc.description.abstract | This monograph presents the development of algorithms to solve a specific case of the Stochas tic and Dynamic Capacitated Vehicle Routing Problems (SD-CVRP), known as the Last Mile Incremental Capacitated Vehicle Routing Problem (ICVRP). The proposed approach involves applying a strategy based on hierarchical clustering models to determine vehicle assignments for each analyzed delivery. This application aims to generate efficient routes to optimize key metrics such as distance traveled, number of routes generated, and execution time of the various process stages. Experimental results, obtained from over one hundred thousand deliveries across eleven regions in Brazil, demonstrate the effectiveness of the proposed approach for solving the ICVRP and show competitive performance. Compared to the K-means Greedy approach, which had the lowest total distance traveled among the reference algorithms, the proposed solution reduced the total distance by 2,500 km and maintained a competitive execution time, with a difference of less than 2 minutes compared to the QRP Sweep algorithm, the fastest among those tested. However, the proposed method showed an increase of nearly 52% in the distance traveled compared to the static VRP, offset by a 75% reduction in execution time. When compared to the MAS method from Loggi, the solution showed an increase of 19% in the total distance traveled. These results indicate the feasibility and efficiency of the solution for the ICVRP while highlighting potential opportunities for future improvements. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Engenharia da Computação - Bacharelado | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Roteamento de veículos | pt_BR |
dc.subject | Last Mile | pt_BR |
dc.subject | Logística | pt_BR |
dc.subject | Otimização combinatória | pt_BR |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado do computador | pt_BR |
dc.subject | Clusters | pt_BR |
dc.subject | SDCVRP | pt_BR |
dc.subject | ICVRP | pt_BR |
dc.subject | Vehicle routing | pt_BR |
dc.subject | Last Mile | pt_BR |
dc.subject | Logistics | pt_BR |
dc.subject | Optimization | pt_BR |
dc.subject | Artificial Intelligence | pt_BR |
dc.subject | Machine learning | pt_BR |
dc.subject | Clustering | pt_BR |
dc.subject | SDCVRP | pt_BR |
dc.subject | ICVRP | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.title | Heurística baseada em agrupamentos hierárquicos para resolver um problema de roteamento de veículos dinâmico e estocástico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta monografia aborda o desenvolvimento de algoritmos para resolver um caso específico do Stochastic and Dynamic Capacitated Vehicle Routing Problems (SD-CVRP), denominado Last Mile Incremental Capacitated Vehicle Routing Problem (ICVRP). A proposta envolve a aplicação de uma estratégia fundamentada na organização de modelos de agrupamento em níveis para definição do veículo de cada encomenda analisada. Tal aplicação tem como objetivo a geração de rotas eficientes com intuito de otimizar métricas fundamentais, como a distância a ser percorrida, a quantidade de rotas geradas, o tempo de execução das etapas presentes. Os resultados experimentais, obtidos a partir de mais de cem mil entregas entre entregadores de onze regiões do Brasil, demonstram a eficácia da abordagem para resolver o ICVRP, tendo demonstrado um desempenho competitivo. Em comparação com a abordagem K-means Greedy, que apresentou a menor distância percorrida total entre os algoritmos de referência, a solução proposta reduziu a distância percorrida em 2.500 km, além de manter um tempo de execução competitivo, com diferença inferior a 2 minutos em relação ao algoritmo QRP Sweep, o mais rápido entre os testados. No entanto, a proposta teve um aumento de quase 52% na distância percorrida em relação ao VRP estático, compensado por uma economia de 75% no tempo de execução. Comparada ao método MAS, da Loggi, a solução mostrou um aumento de 19% na distância total percorrida. Esses resultados indicam a viabilidade e a eficiência da solução para o ICVRP, ao mesmo tempo em que evidenciam oportunidades para aprimoramentos futuros. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO- IC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Heurística baseada em agrupamentos hierárquicos para resolver um problema de roteamento de veículos dinâmico e estocástico.pdf | 11.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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