00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16744
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sarmento, Thaísa Francis César Sampaio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7829747399228061pt_BR
dc.contributor.referee1Dornéles, Vanessa Goulart-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1926139076993902pt_BR
dc.contributor.referee2Batista, Juliana Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5219320875826842pt_BR
dc.contributor.referee3Cavalcanti, Fernando Antônio de Melo Sá-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4407657668950931pt_BR
dc.creatorSantos, Joiciane Maria Leandro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1106327921497345pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-08T18:24:00Z-
dc.date.available2025-08-08-
dc.date.available2025-08-08T18:24:00Z-
dc.date.issued2024-12-10-
dc.identifier.citationSANTOS, Joiciane Maria Leandro. “Nada de nós, sem nós”: a percepção de diferentes usuários com deficiência na circulação urbana do Campus A. C. Simões da UFAL. 2025. 257 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16744-
dc.description.abstractThe university space must be a model of democracy, ensuring equal access to all segments of society, including people with disabilities. "Spatial inclusion" is therefore essential in the structuring of these environments. This qualitative research aimed to analyze the perception of four users with different types of disabilities (one person with blindness, one with deafness, one in a wheelchair and one with reduced mobility) about their perceptions and experiences of entering and commuting to the A. C. Simões Campus of UFAL. For this, the Walkthrough method was used and objective measurements were taken through the Geographic Information System (GIS) to analyze the physical conditions of the university campus. The results revealed several obstacles to accessibility on campus, such as the lack of adequate signage, inadequate ramps and spaces that are difficult for people with reduced mobility to navigate. The research also indicated that, despite some accessibility initiatives, the campus still lacks more efficient planning to integrate all types of disabilities. In addition, the importance of universal design solutions, such as tactile and audible signage, aromatic vegetation and other sensory references, was identified to make the university environment more inclusive. The research also suggested the creation of a collaborative database on accessibility, which could serve as a tool to monitor and improve accessibility conditions on campus. Raising awareness about inclusion and implementing more rigorous infrastructure planning were also highlighted as fundamental actions to improve accessibility and ensure the effective inclusion of all students.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcessibilidade ao meio físicopt_BR
dc.subjectAmbiente universitáriopt_BR
dc.subjectRotas acessíveispt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Alagoas (Campus a. C. Simões)pt_BR
dc.subjectPessoas com deficiências - Orientação e mobilidadept_BR
dc.subjectAccessibility to the physical environmentpt_BR
dc.subjectUniversity environmentpt_BR
dc.subjectAccessible routespt_BR
dc.subjectFederal University of Alagoas (A. C. Simões Campus)pt_BR
dc.subjectPeople with disabilities - Orientation and mobilitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.title“Nada de nós, sem nós”: a percepção de diferentes usuários com deficiência na circulação urbana do Campus A. C. Simões da UFALpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO espaço universitário deve ser um modelo de democracia, garantindo acesso igualitário a todos os segmentos da sociedade, incluindo pessoas com deficiência. A "inclusão espacial" é, portanto, essencial na estruturação desses ambientes. Esta pesquisa de natureza qualitativa teve como objetivo analisar a percepção de quatro usuários com diferentes tipos de deficiência (uma pessoa com cegueira, uma com surdez, uma em cadeira de rodas e uma com mobilidade reduzida) sobre suas percepções e experiências de ingresso e deslocamento diário no Campus A. C. Simões da UFAL. Para isso, foi utilizado o método do Passeio Dialogado (Walkthrough) e medições objetivas foram realizadas por meio do Sistema de Informação Geográfica (SIG) para analisar as condições físicas do campus universitário. Os resultados revelaram diversos obstáculos para a acessibilidade no campus, como a falta de sinalização adequada, rampas inadequadas e espaços com dificuldade de circulação para pessoas com mobilidade reduzida. A pesquisa também apontou que, apesar de algumas iniciativas de acessibilidade, o campus ainda carece de um planejamento mais eficiente para integrar todos os tipos de deficiência. Além disso, foi identificada a importância de soluções de design universal, como sinalização tátil e sonora, vegetação aromática e outras referências sensoriais, para tornar o ambiente universitário mais inclusivo. A pesquisa sugeriu ainda a criação de um banco de dados colaborativo sobre acessibilidade, que poderia servir como uma ferramenta para monitorar e aprimorar as condições de acessibilidade no campus. A conscientização sobre a inclusão e a implementação de um planejamento mais rigoroso das infraestruturas também foram destacadas como ações fundamentais para melhorar a acessibilidade e garantir a inclusão efetiva de todos os alunos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.