00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16731
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise territorial e práticas educacionais indígenas: o caso da comunidade Tingui - Botó
Autor(es): Santos, Alícia Thauane da Silva
Santos, Márcio Henrique Tavares dos
Primeiro Orientador: Santos Júnior, Avelar Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Kinsey Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Luis, David Wanderley Silva
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso, em Geografia, aborda o tema da análise territorial e práticas educacionais indígenas, com foco no caso dos Tingui-Botó comunidade localizada em Feira Grande/AL. O objetivo principal deste estudo é estabelecer a importância do ensino da Geografia dentro da educação escolar Indígena, considerando as particularidades culturais e sociais desta comunidade. A pesquisa gira em torno da questão: Como o uso do conceito de Território pode contribuir para a incorporação da realidade das comunidades indígenas ao currículo pedagógico? Este questionamento é crucial para compreender como as práticas educativas podem ser adequadas e significativas para os alunos indígenas. Através deste trabalho, busca-se contribuir para a discussão sobre a relevância do ensino de Geografia na educação escolar indígena, bem como analisar as possíveis estratégias pedagógicas que podem ser implementadas para promover uma maior inclusão e representatividade das comunidades indígenas no currículo escolar.
Abstract: This graduation thesis in Geography addresses the theme of territorial analysis and Indigenous educational practices, focusing on the case of the Tingui-Botó community located in Feira Grande/AL. The main objective of this study is to establish the importance of Geography education in Indigenous school education, considering the cultural and social particularities of this community. The research revolves around the question: How can the use of the concept of Territory cotribute to incorporating the reality of Indigenous communities into the pedagogical curriculum? This question is crucial for understanding how educational practices can be adapted and made meaningful for Indigenous students. Throughout this work, we aim to contribute to the discussion about the relevance of Geography education in Indigenous school education, as well as analyze possible pedagogical strategies that can be renewed to promote greater inclusion and representation of Indigenous communities in the school curriculum.
Palavras-chave: Tingui-Botó
Indígenas
Educação escolar
Tingui-Botó
Indigenous
Territory
School Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia - Licenciatura
Citação: SANTOS, Alícia Thauane da Silva; SANTOS, Márcio Henrique Tavares dos. Análise territorial e práticas educacionais indígenas: o caso da comunidade Tingui - Botó. 2025. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16731
Data do documento: 25-nov-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise territorial e práticas educacionais indígenas o caso da comunidade Tingui – Botó.pdf1.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.