Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16713
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Sala de aula invertida: uma proposta para o ensino de língua inglesa no ensino fundamental II |
Título(s) alternativo(s): | Flipped classroom: a proposal for teaching English in elementary school II |
Autor(es): | Santos, Maria Dulce dos |
Primeiro Orientador: | Pitombeira, Cátia Veneziano |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cruz, Daniel Adelino Costa Oliveira da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Nunes, Raquel D'Elboux Couto |
Resumo: | Este artigo, de base qualitativa e bibliográfica, parte do contexto contemporâneo, permeado pela globalização e pelo avanço tecnológico (Bauman, 1999), apresentando uma proposta de um plano de ensino a partir do conceito de sala de aula invertida (Schneiders, 2018), (Conserva e Costa, 2020) (Tavares e Duarte, 2021) para o ensino-aprendizagem de Língua Inglesa significativo, crítico e reflexivo, alinhado às competências estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2019) e às necessidades da sociedade atual para alunos do 9o ano do Ensino Fundamental II em uma escola particular em Alagoas. A sala de aula invertida envolve um trabalho prévio dos alunos com o intuito de construir conhecimento de uma maneira mais autônoma e trazê-lo para a sala de aula. Apesar dos desafios enfrentados, a proposta apresenta ser eficaz devido ao seu potencial inovador, apontando para a importância de pesquisas futuras na adoção da sala de aula invertida para a construção do conhecimento de Língua Inglesa. |
Abstract: | This article, which is qualitative and bibliographical in nature, starts from the contemporary context, permeated by globalization and technological advances (Bauman, 1999), and presents a proposal for a teaching plan based on the concept of flipped classroom(Schneiders, 2018), (Conserva e Costa, 2020) (Tavares e Duarte, 2021) for meaningful, critical and reflective English language teaching and learning, in line with the competences established by the National Common Curricular Base (BNCC) (Brasil, 2019) and the needs of today's society for students in the 9th year of Elementary School at a private school in Alagoas. Flipped classroom involves prior work by the students in order to build knowledge in a more autonomous way and bring it into the classroom. Despite the challenges faced, the proposal proved to be effective due to its innovative potential, pointing to the importance of future research on the adoption of the flipped classroom for the construction of English language knowledge. |
Palavras-chave: | Ensino-aprendizagem Língua inglesa Linguística Aplicada Teaching and learning English Language Applied Linguistics |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Inglês) - Licenciatura |
Citação: | SANTOS, Maria Dulce dos. Sala de aula invertida: uma proposta para o ensino de língua inglesa no ensino fundamental II. 2025. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16713 |
Data do documento: | 22-mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sala de aula invertida uma proposta para o ensino de língua inglesa no ensino fundamental II.pdf | 316.07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.