Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16712
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silva, Rosycléa Dantas | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8321605240777468 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pitombeira, Cátia Veneziano | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5795698668844195 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rieger, Pedro Gustavo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3051068970567133 | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Angella Priscilla Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-05T21:26:00Z | - |
dc.date.available | 2025-07-23 | - |
dc.date.available | 2025-08-05T21:26:00Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-05 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Angella Priscilla Lima de. O agir docente remoto de uma professora de língua inglesa durante a pandemia de Covid-19: aspectos afetivos/emocionais. 2025. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16712 | - |
dc.description.abstract | The Covid-19 pandemic affected the educational system with the closure of school institutions and the implementation of remote learning (UNESCO, 2020). In this context, we aim to investigate affective/emotional aspects in the remote teaching actions of an English language teacher, during the Covid-19 pandemic. For this purpose, we sought theoretical support from works on affectivity and emotions (Casassus, 2009; Spinoza, 2014 [1677]), in studies on teaching work (Bronckart, 2012; Machado, 2007) and in research related to teaching in the context of the coronavirus pandemic. Covid-19 (Moreira; Rolim; Silva, 2023; Silva, 2022). The data was generated through an individual interview with an English language teacher who taught remote classes during the pandemic. Data analysis demonstrated that the teacher experienced affections/emotions that increased and decreased her power to act, such as: longing, suffering, anxiety, apprehension, intense joy, enthusiasm, tranquility and hope. These affections/emotions are representative of their process of learning new ways of teaching, mastering pedagogical technologies, virtual interactions with students and the hope of future in-person classes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Letras(Inglês) - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | COVID -19, pandemia de, 2020 | pt_BR |
dc.subject | Emoções | pt_BR |
dc.subject | Remote teaching | pt_BR |
dc.subject | Teaching practice | pt_BR |
dc.subject | English language - study and teaching | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 pandemic, 2020 | pt_BR |
dc.subject | Emotions | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.title | O agir docente remoto de uma professora de língua inglesa durante a pandemia de Covid-19: aspectos afetivos/emocionais | pt_BR |
dc.title.alternative | The remote teaching behavior of an English language teacher during the Covid-19 pandemic: affective/emotional aspects | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A pandemia de Covid-19 afetou o sistema educacional com o fechamento das instituições escolares e a implementação do ensino remoto (UNESCO, 2020). Neste contexto, objetivamos investigar aspectos afetivos/emocionais no agir docente remoto de uma professora de língua inglesa, durante a pandemia de Covid-19. Para tanto, procuramos suporte teórico nos trabalhos sobre afetividade e emoções (Casassus, 2009; Spinoza, 2014 [1677]), nos estudos sobre trabalho docente (Bronckart, 2012; Machado, 2007) e nas pesquisas relacionadas à docência no contexto da pandemia de Covid-19 (Moreira; Rolim; Silva, 2023; Silva, 2022). Os dados foram gerados por meio de entrevista individual com uma professora de língua inglesa que ministrava aulas remotas durante a pandemia. A análise dos dados demonstrou que a colaboradora vivenciou afetos/emoções que aumentaram e diminuíram sua potência de agir, tais como: saudade, sofrimento, ansiedade, apreensão, alegria intensa, entusiasmo, tranquilidade e esperança. Esses afetos/emoções são representativos do seu processo de aprendizagem de novas formas de ensinar, domínio de tecnologias pedagógicas, interações virtuais com os/as discentes e a esperança de futuras aulas presenciais. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O agir docente remoto de uma professora de língua inglesa durante a pandemia de Covid-19 aspectos afetivosemocionais.pdf | 385.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.